A Tiamina (vitamina B1) é um nutriente encontrado tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal. Sua manutenção é feita por meio da ingestão regular de alimentos, como legumes verdes, frutas, peixes, fígado, carne vermelha (principalmente a carne de porco), salsichas, legumes secos e os cereais integrais.
A Vitamina B3 - Niacina, também conhecida como Ácido Nicotínico, é outra das vitaminas do Complexo B. Como todas que fazem parte deste complexo, a Niacina também é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água). A Vitamina B3 é essencial para o organismo por suas diversas funções ao agir no corpo.
A batata-doce, em especial, se destaca por ser fonte de muitas vitaminas - dentre elas, a niacina, que faz muito bem para o coração e ajuda a regular o nível de açúcar no sangue.
Para que serve a Niacina
Sintomas da Falta de Niacina
Sintomas da Falta de Vitamina B5
Doenças causadas pela falta de vitaminas Raquitismo. Obesidade. Distúrbios metabólicos. Anemia.
Porém mesmo um déficit leve de vitamina E já favorece o desenvolvimento de:
Resposta. O organismo com carência de vitamina K, que é uma vitamina lipossolúvel, terá problemas de coagulação sanguínea.
Em excesso, o nutriente pode aumentar o risco de coágulos e trombose e de icterícia, além da perda de função hepática. "O mais indicado é que a suplementação seja feita apenas com orientação médica", diz Duarte. Segundo ela, dificilmente é possível ingerir vitamina K em excesso apenas com a alimentação.
A suplementação de forma correta, nas doses indicadas e sob orientação de um médico ou nutricionista possui riscos mínimos de efeitos colaterais. Porém, grandes doses de vitamina k2 pode causar anemia hemolítica e icterícia em bebes.