EQST

Qual Era O Objetivo Das Navegaçes De Portugal E Espanha?

Qual era o objetivo das navegações de Portugal e Espanha?

Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras.

Quais os motivos que levaram os portugueses a investirem nas viagens marítimas?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Quais foram os principais fatores que levaram Portugal a se tornar pioneiro na expansão marítima?

Portugal foi pioneiro na expansão marítima por ter sido o primeiro Estado unificado na Europa, ter posição geográfica privilegiada, ter forte tradição marítima e contar com uma aliança entre nobreza e burguesia que permitiu ao Estado e ao setor privado investir, juntos, no projeto.

Quais foram os fatores que tornaram possível o pioneirismo português nas grandes navegações?

Os portugueses tinham experiência em mar aberto devido a pesca, pois um dos meios de sobrevivência dos portugueses era a pesca em alto mar. E também, porque portugueses tinham desenvolvido equipamentos necessários a navegação como a bussola, os mapas e a caravela.

Quais os fatores que explicam o pioneirismo de Portugal?

Alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal: náutico; • Interesse da sociedade na expansão do comércio; • Investimentos estrangeiros no comércio; • Posição geográfica. No século XV, Portugal era uma nação politicamente estável.

Quais foram os fatores que favoreceram o pioneirismo português?

Causas e fatores principais do pioneirismo português: - Apoio da nobreza portuguesa às atividades náuticas a partir, principalmente, do início do século XV. - Criação em Portugal da Escola de Sagres. ... - Localização geográfica privilegiada de Portugal, com presença de litoral atlântico que favoreceu a navegação.

Qual era o interesse da Igreja Católica na expansão marítima?

A Igreja Católica tinha interesse nas expansões marítimas porque devido ao fato da Reforma Protestante na Europa ter diminuído muito o número de fiéis (que se tornaram protestantes), os católicos queriam expandir o catolicismo para terras novas visando aumentar o número de fiéis e seguidores.

Qual o interesse da Igreja Católica?

O principal interesse era a expansão do cristianismo à diferentes culturas, levando à diferentes povos a doutrina católica. Além disso, a Igreja exercia algumas funções administrativas, fazendo com que o interesse mercantilista também fosse notório.

Qual era o interesse da Igreja no Estado moderno?

Naquele momento em que o homem viveu sob o jugo das leis teológicas, a violência se implantou sobre os povos. As ações efetivadas pela Igreja Católica foram todas no caminho do despotismo. ... Nestas ações, a Igreja cruzava fronteiras com o intuito de impor a fé católica a povos islâmicos.

O que foi a formação do Estado moderno?

O Estado Moderno surgiu a partir da união dos diversos feudos existentes no continente europeu. A formação do Estado Moderno é dividida, para fins de estudos, em quatro fases: o estado moderno, estado liberal, crise no estado liberal e estado democrático liberal.