Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O hidrogênio, muitas vezes, também é listado nesse grupo.
Os elementos da família 17 ou VII A da Tabela Periódica recebem o nome de Halogênios, representados pelos cinco elementos listados a seguir: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At). Frequentemente são representados de maneira genérica, pela letra X.
Os metais alcalinos são componentes químicos integrantes da tabela periódica dos elementos, que fazem parte da família 1A, tendo, entre eles, características semelhantes. Esse grupo é formado por seis elementos: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).
Os Metais Alcalino-Terrosos tem baixa densidade, são coloridos e moles. Todos são sólidos. Apesar de não reagir com água tão rápido como os Metais Alcalinos, os Metais Alcalino-Terrosos também formam hidróxidos fortemente básicos. Na reação com Halogênios eles formam sais iônicos.
Principais Características dos Metais Alcalinos
Os metais alcalinos são uns dos elementos químicos que precisam de pouco potencial para retirar um elétron. Exemplos dos metais: Potássio (K) e Sódio (Na). Enquanto os metais possuem baixa energia de ionização, os não-metais possuem alta. Quer dizer que requerem uma quantidade maior de energia para remover o elétron.
Resposta: Formarem facilmente íons monopositivos.
Devido às baixas energias de ionização, os metais alcalinos são ótimos agentes redutores, sendo, portanto, usados na extração de certos metais difíceis de se obter de outra forma. O potássio reage tão fortemente com a água que pode inflamar o hidrogênio.
Dentre todos os elementos da tabela, os halogênios (elementos do grupo 7A) são os que possuem maiores valores absolutos de afinidade eletrônica, ao contrário dos metais do grupo 1A (alcalinos).
Os metais alcalinos reagem com a água, formando hidróxidos e libertando-se hidrogénio. São reações exotérmicas, isto é, libertam energia. ... Uma vez que a reatividade aumenta ao longo do grupo, a velocidade das reações destes metais com a água também aumenta ao longo do grupo, assim como a quantidade de energia libertada.
Lítio (Li)
Os elementos que recebem o nome de metais alcalinoterrosos são aqueles que pertencem à família 2 ou IIA, da Tabela Periódica. Tal grupo compreende os seguintes elementos químicos: Be (Berílio), Mg (Magnésio), Ca (Cálcio), Sr (Estrôncio), Ba (Bário) e Rádio (Ra).
OS METAIS ALCALINOS TERROSOS POSSUEM DENSIDADES MAIORES QUE OS METAIS ALCALINOS. NÃO SE PODE FAZER UMA RACIONALIZAÇÃO SIMPLES DA DENSIDADE ENQUANTO PROPRIEDADE PERIÓDICA, SOBRETUDO PORQUE OS MAT POSSUEM ESTRUTURAS CRISTALINAS DIFERENTES.
Os metais alcalinos terrosos possuem números atômicos pares e, com exceção do Berílio, são mais abundantes que os elementos alcalinos terrosos (com números atômicos ímpares) adjacentes a eles.
Como possuem dois elétrons na camada de valência, os metais alcalino-terrosos são comumente encontrados na natureza sob estado de oxidação +2 (pois também são altamente reativos, e, nos casos do cálcio, estrôncio e bário, são tanto quanto os elementos da família 1A).
Os metais alcalinos terrosos fazem parte da família IIA ou do grupo 2 da Tabela Periódica. ... Quando os átomos deste grupo se transformam em íons, formam cátions com valência +2, doando dois elétrons da camada de valência.
Ra. Mg.