O esôfago é uma estrutura pertencente apenas ao sistema digestivo, uma vez que sua função é levar o alimento da boca até o estômago. Desta forma, a alternativa correta é faringe, comum ao sistema digestivo e respiratório.
A faringe tem a função de fazer a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, respectivamente. Durante o percurso, o ar e o alimento nunca se encontram, devido a mecanismos que bloqueiam a entrada de cada um nas vias erradas.
A faringe compõem os sistemas respiratório e digestivo.
O sistema digestório é composto por órgãos que atuam juntos para permitir a absorção da maior quantidade de nutrientes possível dos alimentos ingeridos. Ele é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
O sistema digestório e o respiratório apresentam a faringe como órgão em comum. (PUC-RJ) “Quando os alimentos passam pelo esôfago, uma espécie de tampa de cartilagem fecha a traqueia.
Após as cavidades nasais, encontramos a faringe, uma estrutura musculosa comum ao sistema digestório e respiratório. Logo após essa porção, observamos a laringe, uma região dilatada formada principalmente por cartilagem que liga a laringe à traqueia.
A faringe é um órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório.
A função principal do sistema respiratório é,basicamente,garantir as trocas gasosas com o meio ambiente. O processo de troca gasosa no pulmão, dióxido de carbono por oxigênio, é conhecido como hematose pulmonar. Mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o pH do sangue e liberar água.
alvéolos pulmonares
a) Qual é a importância das vias respiratórias para o organismo humano? As vias respiratórias têm função essencial no organismo humano. São através delas que ocorre o transporte de oxigênio até os pulmões.