As artérias brônquicas são responsáveis pela vascularização do pulmão. As veias e artérias pulmonares não vascularizam o parênquima pulmonar, apenas os alvéolos. Elas são ramos diretos da aorta descendente ou das artérias intercostais superiores.
O pulmão direito apresenta-se constituído por três lobos divididos por duas fissuras. Uma fissura oblíqua que separa lobo inferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do lobo médio. O pulmão esquerdo é dividido em um lobo superior e um lobo inferior por uma fissura oblíqua.
Normalmen- te o pulmão direito apresenta as fissuras oblíqua e horizontal, que o dividem em três lobos: supe- rior, médio e inferior. Por outro lado, o pulmão esquerdo tem uma única fissura oblíqua, que o divide em dois lobos: superior e inferior2.
Cada pulmão apresenta a forma de um cone irregular, medindo cerca de 25 cm de altura e 700 g de peso. O pulmão direito é maior e dividido por duas fissuras, formando 3 partes ou lobos: o superior, o médio e o inferior. O esquerdo é menor, pois parte da cavidade torácica é ocupada pelo coração.
O hilo pulmonar é uma região onde entram os vasos (veias e artérias) dentro dos pulmões, também é o local onde entram os brônquios principais, que são ramos da traqueia que transporte o ar para dentro e para fora dos pulmões.
As principais estruturas nas raízes dos pulmões são os brônquios principais e os vasos pulmonares. Outras estruturas, todas envolvidas em tecido conjuntivo, são as artérias e veias brônquicas, nervos e vasos linfáticos e linfonodos.
Os pulmões estão fixados ao pericárdio através de ligamentos pulmonares e à traqueia e coração por estruturas chamadas de hilo, compreende vasos pulmonares, vasos linfáticos, vasos brônquicos, brônquios principais e nervos que chegam e saem dos pulmões.
Os pulmões são recobertos por uma membrana protetora chamada pleura e compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Os bronquíolos são responsáveis pelo transporte de ar da traqueia para o alvéolos.
O pulmão direito é um pouco maior que o esquerdo, pois apresenta três partes (lobos ou lóbulos), enquanto o esquerdo possui apenas duas. Essa diferença ocorre porque entre os dois pulmões existe o mediastino, um espaço interior do tórax onde se encontra o coração, que fica ligeiramente voltado para a esquerda.
A respiração pulmonar ocorre em mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Nesse último grupo, a respiração pulmonar ocorre juntamente à respiração cutânea. A respiração branquial é aquela que ocorre em animais que possuem brânquias, estruturas finas em forma de lâminas e bastante vascularizadas.