a partida sempre começa com um saque e, após o apito do árbitro, o jogador tem até 8 segundos para efetuá-lo; após o saque, cada equipe poderá tocar até três vezes na bola antes de passá-la para o lado adversário, com um ataque ou uma devolução simples, mas é proibido que um jogador dê dois toques seguidos na bola.
O jogador que não pode sacar no voleibol é chamado de líbero. Líbero é uma posição do voleibol introduzida em 1998 pela FIVB, essa posição é interessante pois ele não pode sacar, não pode bloquear ou mesmo tentar bloquear.
13.
O posicionamento Em duplas, o saque pode cair até as linhas externas na lateral, mas não no fundo. Ambos os pés devem estar parados no chão até você encostar na peteca. Certifique-se que o recebedor está pronto antes de mover a raquete. Ao contato, a peteca deve estar abaixo da cintura.
- Os saques, no badminton, sempre são realizados na diagonal, como no tênis. - O serviço, tanto no jogo de simples quanto no de duplas, inicia-se pelo lado direito da quadra do sacador, que deve lançar a peteca, obliquamente, para o lado esquerdo da quadra adversária, tomando-se por referência a visão do sacador.
- os saques, no Badminton, sempre são realizados na diagonal, como no tênis. No exemplo abaixo, o jogador A saca para o jogador X.
Existem dois tipos de saque no Badminton: o saque par e o saque ímpar. Sempre que se saca à direita, tem-se o saque par. Se o saque parte da esquerda da pontuação, será necessariamente ímpar.
A quadra é dividida por uma rede e possui linhas laterais de simples e de duplas, linhas de saque longo para simples e duplas, linhas de saque curto e uma linha central paralela às linhas laterais.
Esportes com rede divisória ou parede de rebote: são as modalidades nas quais o objetivo principal é lançar, bater ou arremessar a bola ou objeto de mesma função para a quadra adversária, sobre uma rede ou rebatendo contra uma parede, dificultando interceptação da defesa do adversário para que a bola ou o objeto toque ...
Os jogos de rede ou parede são aqueles que demandam a utilização de um destes objetos para que possa ser realizado, e nos quais o decorrer da partida é definido por limites físicos; força, agilidade, posicionamento e resistência.