O alívio por se livrar da dívida é enorme, mas é preciso entender que essa é uma questão matemática. “Só vale a pena adiantar o pagamento se o banco retirar todo o juro do financiamento correspondente às parcelas antecipadas, em especial, se as taxas forem altas”, diz Bianchi.
parcelas: valor da parcela: valor total:
Ao quitar o financiamento antes do prazo, o cliente deve receber um desconto sobre os juros incidentes proporcional ao tempo de adiantamento. Com isso, a dívida acaba ficando mais barata para o devedor que o esperado. As parcelas já vencidas, como naturalmente já foram pagas, não têm desconto.
Desconto para pagamento antecipado Então muito perguntam se há desconto para a quitação e a resposta é não. Você deverá quitar o que deve, mas o que você deve não é a soma das prestações x o valor delas e sim o saldo devedor que você tem com a Caixa.
As novas medidas que a CEF deve divulgar amanhã vão complementar outras já em vigor. Hoje, os mutuários com cobertura do saldo devedor pelo FCVS podem quitar seu empréstimo com descontos que variam de 30% a 90%. Quem assinou contrato até 28 de fevereiro de 1986 tem direito a desconto de 50% no saldo devedor.
4 possibilidades para quitar o saldo devedor
Como solicitar a quitação do saldo devedor Em qualquer agência CEF, leve um documento de identidade com foto e o cartão do banco se for correntista. Não precisa mais nenhum documento por enquanto. No atendimento de mesa, o gerente irá localizar o cadastro, solicitar no sistema o boleto com valor atual e imprimir.
Existem algumas maneiras para isso, mas as mais comuns são:
Reduza o valor das parcelas ou o prazo do seu financiamento, abatendo o saldo devedor com recursos próprios pelo Internet Banking ou pelo App Habitação CAIXA, quantas vezes você desejar. Você também pode amortizar usando o seu FGTS pelo App Habitação CAIXA ou por telefone no ou 4004 0104.