A alternância das eras geológicas foi estabelecida através de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco eras geológicas distintas: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.
Na escala de tempo geológico, o Paleozoico (pré-AO 1990: Paleozóico) é a era do éon Fanerozoico que está compreendida entre há 542 milhões e 251 milhões de anos, aproximadamente. A era Paleozoica sucede a era Neoproterozoico do éon Proterozoico e precede a era Mesozoica de seu éon.
Entende-se por tempo geológico o tempo decorrido desde o final da fase formativa da Terra até os nossos dias. A maior subdivisão da escala do tempo é chamada de Éon e representa grandes etapas de desenvolvimento do planeta. ...
A sedimentação paleozoica foi essencialmente marinha. Com a saída definitiva dos mares interio- res da região amazônica durante o Permiano médio, o ambiente pas- sou a ser continental, sendo a re- gressão no sentido geral de Este para Oeste.
O Devoniano é conhecido como “Idade dos Peixes” pela grande diversidade e multiplicação dos peixes ósseos que desempenharam importante papel na evolução dos vertebrados (Fig. ... 1). Ao final do Devoniano, peixes de nadadeiras lobadas (sarcopterígeos) deram origem aos primeiros tetrápodes.
Período Carbonífero
Triássico
Acredita-se que os dinossauros apareceram há, pelo menos, 233 milhões de anos, e que, por mais de 167 milhões de anos, foram o grupo animal dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período Triássico até o final do período Cretáceo, há cerca de 66 milhões de anos, quando um evento catastrófico ...