SABER ADMINISTRAR CONFLITOS É UM DOS MAIORES DESAFIOS DA LIDERANÇA
Assim, gestão de conflitos nas organizações é um conjunto de ações que buscam resolver essas diferenças de opiniões dentro das empresas. No mundo corporativo, os conflitos podem estragar o ambiente organizacional, atrasar projetos e causar sérios danos internos e externos, se não forem tratados a tempo.
Conflito percebido Acontece quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe, pois sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existem oportunidades de interferência ou bloqueio.
Conflito de processo Este tipo de conflito relaciona-se à forma com que o trabalho é realizado. Em nível baixo, ele pode ser importante para o desenvolvimento da equipe. Porém, quando atinge níveis altos, pode gerar dúvidas sobre as funções de cada membro, diminuir a produtividade e levar a um retrabalho.
Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.
Em realidade a lei abriu margem para a autocomposição nos casos de objeto que envolvam questões de fundo patrimonial, a exemplo do dano moral contra a honra do individuo (direito de personalidade), que poderá, portanto, ser objeto de autocomposição.
direito disponível são aqueles em q.a parte pode abrir mão sem q. 3ºs. venham se opor, ou seja, não alteração ou se há, no mundo jurídico. Já o indisponível é tutelado pelo Estado de forma peremptoria e neste caso mesmo q.a pessoa queira não poderá opinar/declinar contra.