inglês
O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. ... Por outro lado, os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar.
Os europeus iniciaram, efetivamente, sua colonização da América depois da descoberta da rota marítima para a Índia no século XV. A Índia era a fonte da seda e das especiarias, produtos que tinham um grande valor comercial na Europa. Ao navegarem para oeste, os navegadores europeus encontraram a América.
Resposta: A colonização francesa nas Américas, assim como a inglesa, foi retardatária se comparada às expedições espanholas e portuguesas. Apesar do atraso, os franceses empreenderam tentativas de colonização nas três Américas.
A Inglaterra decidiu ajudar a familia real porque sabia que o rei D. João iria abrir os portos quando chegasse no Brasil, ou seja, a Inglaterra iria poder finalmente exportar produtos para o Brasil, favorecendo a sua economia.
Outro fator de interesse dos ingleses na questão dizia respeito à possibilidade de utilização dos portos brasileiros para fazer chegar suas mercadorias à região do rio da Prata, bem como facilitar sua estratégia de penetração militar na América espanhola.
Os objetivos dos Estados Unidos eram reconstruir regiões devastadas pela guerra, remover barreiras comerciais e modernizar a indústria, melhorar a prosperidade europeia e impedir a disseminação do comunismo. ... Os Estados Unidos forneceram programas de ajuda similares na Ásia, mas não faziam parte do Plano Marshall.
O interesse da Inglaterra na Independência do Brasil era econômico, pois uma vez que o Brasil se tornasse independente, os produtos ingleses poderiam entrar no mercado consumidor brasileiro com maior facilidade e sem o intermédio de Portugal.
Resposta. Porque, quando as colônias ficassem independentes, elas teriam que comprar mercadorias. E a Inglaterra estava interessada em vender.
Inglaterra
Resposta. Como principal consequência negativa depois da abertura dos portos, foi o controle britânico das importações do Brasil, ou seja, a Inglaterra passou a fazer chover nos portos brasileiros, produtos ingleses industrializados, enquanto a industria nacional do Brasil não conseguia crescer...
A Abertura dos Portos somou-se a outras medidas: fim do exclusivo ou pacto colonial; revogação do Alvará de 1785 que proibia a instalação de manufaturas nas colônias portuguesas, o que possibilitou a criação dos primeiros núcleos manufatureiros na região; fundação do Banco do Brasil; criação do primeiro jornal de ...
A partir da assinatura do Tratado,deu-se fim ao exclusivismo comercial metropolitano e as tachas de importação passaram a ser menores,principalmente aqueles produtos que eram ingleses.
O termo "Abertura dos Portos" representa um ato realizado por Dom João VI cujo objetivo foi liberar os portos do Brasil para o comércio com nações amigas. Uma das princiapais nações consideradas "amigas" foi a Inglaterra, ocasionando assim, o fim do monopólio comercial que existia entre o Brasil Colonia e Portugal.
Principais consequências da Abertura dos Portos às Nações Amigas: - O decreto descontinuou o Pacto Colonial, que até então só permitia o comércio entre a colônia (Brasil) e sua Metrópole (Portugal). Portanto, possibilitou o fim do monopólio colonial.
Abre os portos do Brazil ao commercio directo estrangeiro com excepção dos generos estancados. Conde da Ponte, do meu Conselho, Governador e Capitão General da Capitania da Bahia.