Funções dos Peptídeos Tal qual as proteínas, os peptídeos são compostos químicos que designam diversas funções essenciais para a vida, a saber: Regula a atividade de vários sistemas. Auxilia na síntese de DNA. Transporte de aminoácidos.
Proteínas simples: formadas apenas por aminoácidos. Proteínas conjugadas: quando sofrem hidrólise, liberam aminoácidos e um radical não peptídico. Esse radical é denominado de grupo prostético.
Veja a seguir 10 motivos para comer proteínas:
As proteínas são nutrientes essenciais e tem diversas funções necessárias em nosso organismo. Diversos tecidos humanos como ossos e músculos são feitos de proteína, são importantes para a imunidade e reações químicas do nosso organismo (anticorpos e enzimas são feitos de proteína).
As fontes de proteína animal, como carne, peixe, aves, ovos e laticínios, são semelhantes às proteínas encontradas em seu corpo. Estas são consideradas fontes completas de proteínas, pois contêm todos os aminoácidos essenciais de que seu corpo precisa para funcionar de maneira eficaz.
A energia é um atributo do alimento relacionado com o potencial que este tem de gerar trabalho. Os trabalhos que devem ser realizados para manu- tenção da vida animal seriam, basicamente, a manutenção dos gradientes eletroquímicos das membranas, manutenção da pressão-volume e a síntese de macromoléculas.
O termo nutrição animal é definido pelo conjunto de processos em que um organismo vivo digere ou assimila os nutrientes contidos nos alimentos ingeridos, usando-os para seu crescimento, manutenção, reparação dos tecidos corporais e produção.
Para começo de conversa, energia não é nenhuma molécula: é a capacidade que nosso corpo tem de realizar trabalho, ou seja, fazer força ou provocar deslocamentos. ... Ele tem que ser quebrado em moléculas pequenas, que possam ser absorvidas pelas células. A glicose é a principal dessas moléculas.
Entendendo melhor a função de cada um dos nutrientes
10 alimentos que dão mais energia e disposição ao corpo