Além de coletar, processar e distribuir o leite humano a bebês prematuros e de baixo peso, os bancos de leite realizam atendimento de orientação, promoção e apoio à amamentação. Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.
Quem pode doar e como se cadastrar? Qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza mais leite do que o necessário para o seu bebê pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo de você.
Qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza mais leite do que o necessário para o seu bebê pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo (que você encontra no site da rede) e manifestar o desejo de doar.
No ano de 1992, o Ministério da Saúde e o Grupo de Defesa da Saúde da Criança, com o apoio do UNICEF e da Organização Pan-Americana de Saúde, deram início a esta iniciativa visando a implementar os dez passos em hospi- tais e maternidades, numa ação conjunta com o Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno ( ...
Basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo (que você encontra no site da rede) e manifestar o desejo de doar. Depois, é só preencher um cadastro dando informações sobre o pré-natal e sobre a sua situação atual, alegando se toma algum medicamento, fuma ou se tem algum problema de saúde.
Para doar, é preciso ordenhar o leite. O ideal é fazer isso depois da mamada ou quando as mamas estiverem muito cheias, utilizando as mãos. Após retirar o líquido, ele deve ser armazenado em um recipiente de vidro esterilizado com tampa de plástico, muitas vezes fornecido pelo próprio banco de leite.
Para doar, basta seguir as normas higiênico sanitárias para coleta de leite humano, coletar em recipiente de vidro esterilizado, armazenar em congelador por até 15 dias, ligar para o banco de leite humano mais próximo de sua residência.
Como doar leite materno?
A doação de leite humano passa pelo processo de coleta, processamento e distribuição do leite humano para bebês prematuros internados de baixo peso (menos de 2,5 kg) e com patologias, principalmente do trato gastrointestinal, e que não podem ser alimentados diretamente pelas próprias mães.
As mães que desejarem contribuir devem entrar em contato pelo telefone gratuito 08000- 268877, procurar o Banco de Leite Humano mais próximo da sua residência ou acessar o site oficial da Rede , na aba “Mãe/familiar”, localizada na parte superior do site, as mamães encontram informações referentes à doação de leite ...
O que é e como funciona a licença amamentação O Art. 396 da CLT, prevê que a colaboradora que tenha sido mãe, possui o direito a dois descansos especiais. Sendo assim, de 30 minutos cada, durante a sua jornada de trabalho diária. Ainda de acordo com a lei, esses descansos devem durar até que o bebê complete 6 meses.
A estabilidade de emprego é garantida à empregada desde que o empregador toma conhecimento da gravidez até 5 meses após o parto, ou seja, neste período a empresa não poderá demitir a empregada.