É uma das técnicas da administração contemporânea que tem como objetivo a eliminação de toda burocracia desnecessária da empresa, ou seja, tudo aquilo que torna a empresa “pesada”. O downsizing visa enxugar os níveis hierárquicos das empresas e assim obter mais racionalidade em seus processos.
O conceito de reengenharia surgiu na década de 90 como uma resposta das empresas ao turbulento mundo que as rodeava. Significa abandonar antigos conceitos e analisar em detalhes todo trabalho necessário para produzir os produtos ou serviços, proporcionando maior valor aos clientes.
No meio empresarial, podemos dizer que a reengenharia é definida como: Um conjunto de ações coordenada para repensar e redesenhar os processos do seu negócio de forma radical em busca de melhorias significativas da produtividade, eficiência e qualidade.
O termo Reengenharia de Processos de Negócio surgiu inicialmente nos Estados Unidos em 1990, e, a partir de então, se difundiu rapidamente pela Europa e os demais continentes do mundo. ... Eles pregam o redesenho do processo completamente novo, a partir do nada e com a expectativa de se obter uma drástica melhoria.
podemos definir a Reengenharia como a busca de uma nova forma de realizar um processo a partir de uma nova realidade tecnológica, para obter a performance "máxima" pelo uso dessa nova tecnologia. Dessa forma, a Reengenharia pode ser entendida como algo cíclico, que se repete de tempos em tempos na história do homem.
Todo processo de reengenharia tem por base, agilizar o trabalho, reduzir custos e melhorar a eficiência organizacional tornando-a mais competitiva. O processo empresarial inclui o planejamento.
Etapas da reengenharia
O primeiro passo para implantar o conceito de reengenharia organizacional é descobrir e especificar, criteriosa e detalhadamente, todos os procedimentos e processos que a empresa executa diariamente e, principalmente, definir quais deles serão aperfeiçoados e o que será necessário para a conclusão da metodologia.
Pode-se apontar como vantagens do Desenvolvimento Organizacional: Controle mais eficiente dos processos e funcionários: com planos de ação sempre e constantemente traçados, e uma filosofia bem determinada e compreendida por todo o sistema da empresa e as ações da equipe serão voltados para o objetivo comum.
A fusão do estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano nas organizações, integrados por meio da abordagem sistêmica; ... Os modelos de DO se baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.
Para Chiavenato, objetivos organizacionais são o fim desejado que a organização pretende atingir e que orientam o seu comportamento em relação ao futuro e ao ambiente interno e externo. Neste sentido os objetivos organizacionais são a razão de ser das organizações, que necessitam de um fim objetivo.