Cáceres comemora 242 anos de fundação com ações do Governo do Estado no município.
A cidade é uma mistura rica de influências européias, africanas e nativas americanas e numerosos museus refletem isso. Cuiabá também é notável por sua gastronomia, dança , música e artesanato. Conhecido como o “portão do sul da Amazônia” , Cuiabá experimenta um clima tropical quente e úmido.
A atual capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, surgiu às margens do rio Coxipó em 8 de abril de 1719. Era, então, um pequeno povoado cuja ata de fundação foi assinada por Pascoal Moreira Cabral.
Há várias versões para a origem do nome Cuiabá, uma delas diz que o nome tem origem na palavra bororo IKUIAPÁ que significa “lugar da IKUIA” (ikuia:flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá:lugar) o nome designa uma localidade onde os bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da ...
Resposta:Porque Brasília foi uma cidade planejada e foi construída para ser a capital do país. E as cidades de Sorocaba e Cuiabá não foram planejadas elas sugiram de maneira desordenadas e são cidades de origem espontânea.
Código de municípios do Mato Grosso
A cultura mato-grossense é representada pela herança da miscigenação entre os índios, negros e brancos, que aqui plantam, colhem e ensinam a saborear o gosto dos novos frutos de uma cultura ímpar e sempre em evolução.
A Cultura de Mato Grosso | OCB/MT Principal. A Cultura de Mato Grosso tem influências variadas de origem africana, portuguesa, espanhola, indígenas e chiquitana. Estas variações ganham expressão em danças, cantos e festivais folclóricos em diferentes localidades e regiões do estado. Música e dança típica de Mato Grosso ...
Da Cavalhada ao Cururu: conheça MT em sete manifestações folclóricas
Sergipanidade: conheça algumas manifestações culturais de Sergipe
O Espírito Santo é um caldeirão de diversidade cultural. ... O Encontro Nacional de Folia de Reis e o Boi Pintadinho, no Carnaval, no município de Muqui, também são duas manifestações culturais tradicionais capixabas. A panela de barro é a maior representação do artesanato e cultura capixaba.
“É característico de cuiabano falar 'vô lá no mamãe, vô no mamãe. Não tem a distinção de gêneros como é feito na língua formal. E quando respondem a alguma coisa, ao invés de dizer 'claro', se diz 'craro'”.
O cuiabano não é mais aquele que fala “esquisito”, mas aquele que fala “errado”.
Então confira algumas palavras do linguajar cuiabano pinçadas do Dicionário Cuiabanês, de William Gomes:
Digoreste – Ótimo, bom, exímio. Ex: 'O guri é digoreste pá pega manga.
Malemá é quer dizer ''mais ou menos''. ''-Oi, tudo bem com você? -Oi, malemá... e você? -Eu estou bem.''
Chapa e cruz é uma expressão regional típica da cidade brasileira de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, que designa o cuiabano autêntico, "puro de origem", similar às expressões carioca da gema e gaúcho pêlo-duro.