Como o próprio nome já diz, os alimentos construtores são responsáveis pela construção e formação do nosso corpo e são essenciais para todo o nosso metabolismo. A principal função desse grupo de alimentos é estrutural, ou seja, age na formação, desenvolvimento e manutenção de todos os órgãos e tecidos.
Os alimentos reguladores são principalmente frutas, verduras e legumes, como cenoura, laranja, banana e couve, por exemplo, sendo importante serem incluídos na alimentação do dia-a-dia.
Os alimentos energéticos são representados principalmente por alimentos ricos em carboidratos, como pães, batatas e arroz. Os carboidratos são os nutrientes mais básicos para dar energia às células, sendo fáceis e rápidos de usar.
Alimentos energéticos e construtores são os alimentos que têm a função de produzir energia e também ajudar na construção do corpo. Devem ser consumidos muito moderadamente, pois, na prática, esses alimentos só fornecem calorias.
Os alimentos construtores são ricos em proteína, como:
1 – Sensação cansada constante ao longo do dia e que resulta da falta de 'combustível', visto que os hidratos de carbono complexos são mesmo a melhor fonte de energia que se pode dar ao corpo. 2 – Má saúde digestiva.
A dica é consumir carboidratos de forma moderada, de preferência das fontes integrais. O açúcar refinado e adicionado aos alimentos ultraprocessados não deve ultrapassar 25 gramas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece um limite máximo de 50 g ao dia, mas o ideal é que fiquemos na metade disso mesmo.
De acordo com a nova diretriz, publicada no periódico científico Circulation, crianças e adolescentes de 2 e 18 anos devem ingerir, no máximo, 25 gramas (100 calorias) de açúcar adicionado por dia, o que equivale a seis colheres de chá.
Livro de receitas/Equivalências