“O ultrassom de abdome total tem como finalidade avaliar, diagnosticar e fazer seguimento de possíveis alterações das seguintes estruturas: fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais”, explica a médica.
A parede abdominal circunda a cavidade abdominal, funcionando como uma cobertura flexível e protegendo os órgãos internos de danos. Ela é limitada superiormente pelo processo xifóide e margens costais, posteriormente pela coluna vertebral e inferiormente pelos ossos pélvicos e ligamento inguinal.
A ecografia é um procedimento que utiliza o som para coletar imagens e auxiliar no diagnóstico de doenças. Esse exame oferece muitas vantagens ao paciente, já que o método não causa nenhuma dor e, em geral, ocorre rapidamente. O processo é seguro e existem diversas indicações médicas para o uso dessa técnica.
A ecografia ou ultrassonografia é um exame que utiliza ultrassons para avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo. O termo ecografia é, muitas vezes, abreviado para ECO na linguagem médica corrente.
Já a ecografia transvaginal permite uma avaliação detalhada do útero e dos ovários. Na fase inicial da gravidez, é um dos exames mais indicados. Ecografia Abdominal: avalia o fígado, vesícula e vias biliares. Além disso, também analisa o baço e o pâncreas, verificando eventual existência de líquidos intra-abdominais.
Tipos de Ecografia
Normalmente, no caso da ecografia abdominal o valor é inferior a dez euros. Para os utentes isentos o exame é gratuito.
Não existe diferença entre eles. Ecografia ou Ultrassonografia é um método de diagnóstico que utiliza ondas sonoras para obtenção das imagens. São apenas nomes diferentes para o mesmo exame.
Tipos de ultrassom gestacional
Toda grávida deve realizar no mínimo 3 ultrassons durante a gestação, algumas vezes 4 se for realizado um ultrassom intravaginal logo no início da gravidez. Mas, cada gestação é diferente e é o obstetra quem deve indicar quantos exames são necessários.
O primeiro ultrassom da gravidez deve ser o transvaginal porque, nessa fase, o embrião ainda é muito pequeno e esse tipo de exame capta imagens melhores da região dos órgãos reprodutivos da mulher, como o canal vaginal, colo uterino, toda a extensão do útero em si e ovários.