Na regência nominal, o termo regente é um nome, isto é, um substantivo, um adjetivo ou um advérbio, que sempre será acompanhado por uma preposição, cuja função é intermediar a relação entre o nome e seus complementos.
Concordância nominal
O que é regência verbal? ... Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado). O que é regência nominal? A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.
Diante do apresentado acima, sabe-se que a seguinte frase apresenta erro na regência nominal: " Ele revela muita inclinação com as artes". ... Sendo assim, o adequado seria: "Ele revela muita inclinação para as artes", porque quem tem inclinação, direciona-se para algo, ou alguma coisa, e não "com" algo.
Resposta. Resposta: Letra A. Marcelo sempre obedece a professora.
Está correta, pois o verbo enviar não exige preposição quando é transitivo direto. C) Quem assiste, assiste a algo, logo, o correto seria: Assisti ao jogo ontem à noite. D) Quem assiste, assiste a algo. Logo, o correto seria: O filme a que assistimos é excelente.
Está CORRETA a regência verbal na alternativa: a) Sua ausência implicará grande prejuízo a todos.
O objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto e, algumas vezes, pode aparecer preposicionado. a) Acompanhado de verbos que exprimem sentimentos. ...
Nesses casos, a preposição pode ter apenas uma função enfática ou ser obrigatória – seja para evitar ambiguidade, seja porque o objeto direto é um pronome pessoal oblíquo tônico. Para reconhecermos um objeto direto preposicionado, basta isolarmos o verbo e verificarmos se ele é realmente transitivo direto.