Utilização da Água morna: O aumento da temperatura promove uma maior agitação molecular, o que ajuda a desestabilizar as membranas lipídicas. Além disso, a alta temperatura inativa enzimas que podem degradar o DNA (DNAses).
Qual o papel do detergente presente na solução de lise no processo de extração do DNA? A função do detergente é desestruturar as moléculas de lipídios das membranas biológicas. Desta maneira, as membranas sofrem ruptura e todo o conteúdo celular – inclusive o DNA – fica disperso na solução.
O sal misturado à água foi utilizado para neutralizar o DNA, que precipitará com o álcool gelado. O álcool gelado em solução salina proporciona uma solução heterogênea e faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando a massa filamentosa e esbranquiçada.
A proteinase K é indispensável no material sanguíneo devido digerir proteínas e eliminar a contaminação das preparações de ácido nucleico, além de inativar as nucleases que poderiam degradar o DNA ou o RNA durante a purificação.
A eletroforese é um método habitualmente usado para separar e também purificar macromoléculas, principalmente ácidos nucleicos e proteínas. Essas macromoléculas são submetidas a um campo elétrico, na qual migram para um polo positivo ou negativo de acordo com a sua carga.
Exame de proteínas totais e frações: o que é e como entender o resultado. A medida das proteínas totais no sangue reflete o estado nutricional da pessoa, e pode ser usada no diagnóstico de doenças renais, hepáticas e de outros distúrbios.