Resposta. Explicação: Ponto de Combustão: temperatura onde a quantidade de vapores já é suficiente para manter o processo da queima. Ponto de Ignição: temperatura onde a quantidade de vapores inflamáveis já é tão intensa que pega fogo só pelo contato com o oxigênio.
O termo backdraft é usado por bombeiros para descrever um evento onde o ar (oxigênio) entra repentinamente num espaço que contém um incêndio controlado pela falta de ventilação e acaba provocando uma ignição explosiva ou explosão por fluxo reverso, portanto a causa principal do backdraft está ligada a uma abertura e a ...
BLEVE são as iniciais de "Boiling Liquid Expanding Vapor Explosion" ou explosão do vapor expandido pelo líquido em ebulição. ... Em outras palavras, o BLEVE é o fenômeno de explosão de um tanque com projeção de fragmentos e de expansão adiabática.
Um dos fenômenos do fogo mais comum em incêndios é o rollover. Pode ser definido como a ignição espontânea e esporádica dos gases combustíveis no nível do teto.
Um BLEVE ocorre quando um recipiente contendo líquido pressurizado e acima do seu ponto de ebulição normal falha catastroficamente. Quando o recipiente rompe a pressão desce imediatamente para a pressão atmosférica, e o líquido entra rapidamente em ebulição, gerando uma grande quantidade de vapor.
Destes pressupostos, retiramos os métodos de extinção do fogo: extinção por resfriamento, extinção por abafamento, extinção por isolamento e extinção química. Este método consiste na diminuição da temperatura e, consequentemente, na diminuição do calor.
O fogo é formado pela união de 3 (três) elementos: calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo". É o material que alimenta o fogo e serve de campo para propagação.
NuBio
Quais são as Classes de Incêndio dos Extintores
Existem vários tipos de extintores de incêndio. Cada extintor serve para um tipo de classe de incêndio. ... Funciona também para incêndios classes A e B, agindo por abafamento e resfriamento. Tipo de extintor com Água (H20) – serve para incêndios em madeira, papel, tecido e materiais sólidos – classe A.
Um extintor de incêndio ou simplesmente extintor (do latim extinctore) é um equipamento de segurança que possui a finalidade de extinguir ou controlar principios de incêndios em casos de emergência. Em geral, é um cilindro que pode ser carregado até o local do foco do incêndio, contendo um agente extintor sob pressão.
Como combater um incêndio?
12 recomendações preventivas contra incêndios e acidentes
Sua indicação principal é para incêndios de classe A e seu método principal de extinção das chamas é o resfriamento, ou seja, sua ação de retirada do calor da reação de combustão. A água também age, secundariamente, por abafamento.
Retirada do material combustível (RMC) É a forma mais simples de se extinguir um incêndio. Baseia-se na retirada do material combustível, ainda não atingido, da área da propagação do fogo, interrompendo a alimentação da combustão. Método também denominado de RCM, corte ou remoção do suprimento do combustível.
- Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C. - Extintor com pó químico especial: indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis).