Qual a diferença entre doença profissional e doença do trabalho? - Katy Brianezi. A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social.
Correspondem à violação de uma ordem ou procedimento. Alguns exemplos: levantamento improprio de carga, brincadeiras no serviço, manutenção de maquinas em movimentos, danificação ou não uso de EPI, utilização de ferramenta inadequada, ou execução de serviços para os quais não estão autorizados.
Os exemplos mais comuns de condições inseguras, encontrados nos ambientes de trabalho, são: Isolamento inadequado das partes móveis de máquinas e equipamentos. Máquinas ou ferramentas defeituosas ou apresentando falhas em seu funcionamento. Equipamentos que regulam a temperatura do ambiente imprópria ou inadequada.
São considerados exemplos de atos inseguros dos colaboradores no trabalho, EXCETO:
Usar máquinas sem habilitação ou permissão. Lubrificar, ajustar e limpar maquina em movimento. Inutilizar dispositivos de segurança. Uso de roupa inadequada.
Incidente processual é uma questão controversa secundária e acessória que surge no curso de um processo e que precisa ser julgada antes da decisão do mérito da causa principal.