A IATF é uma biotécnica reprodutiva que consiste na utilização de hormônios para sincronização do crescimento folicular, indução do estro e da ovulação em vacas aptas à reprodução, aliada à inseminação artificial em momento pré-determinado, sem que haja a necessidade de observação de estros.
- Redução de mão de obra, pois não é necessário observar o cio. - Possibilidade de transmissão de doenças do touro para a fêmea. - Falta de controle da monta que pode, por exemplo, ser feita de madrugada. - Possibilidade de acidentes com touros muito grandes ou muito agressivos.
Desvantagens da inseminação artificial ✓ Da mesma forma que a IA promove o melhoramento genético do rebanho e controle sanitário, pode ter o risco de a técnica disseminar na população uma expressão genética negativa ou mesmo doenças reprodutivas.
Aumenta a vida útil do touro (4). Diminui a possibilidade de acidentes com o touro (4). Permite maior aproveitamento de reprodutores, em relação à monta natural, pois ele cobre maior número de vacas por ano – cerca de 100 (4).
Como é aplicado A IATF é aplicada no rebanho através do uso de fármacos capazes de controlar e sincronizar o ciclo estral e a ovulação das vacas, de modo que, se possa inseminar essas fêmeas em horários pré-determinados e com boas taxas de concepção.
Você já conferiu com a gente o passo-a-passo da Fertilização in Vitro (FIV), agora é a vez da Inseminação Artificial:
Agência de Informação Embrapa Monta Natural Controlada. A monta controlada é quando há interferência do homem, que leva a fêmea em cio ao macho para acasalamento programado. O macho permanece separado do rebanho.
A estação de monta (EM), ou período de monta, é uma prática da criação de bovinos em que as fêmeas em reprodução são expostas ao touro ou à inseminação artificial (IA) durante um determinado período do ano, com o objetivo de concentrar os partos e, em sequência, as operações (desmama, vacinações, vermifugações, etc.).
O que é preciso para realizar o procedimento Para que a inseminação artificial seja realizada é preciso que a mulher tenha pelo menos uma trompa (tuba) uterina normal. Como a fertilização ocorre seu interior, é preciso que ela permita o encontro do óvulo com os espermatozoides.
No Brasil, o custo de uma inseminação varia de R$ 2.
Esse processo é feito em cerca de 15 dias. Como a inseminação só é realizada após a liberação dos óvulos, ou seja, no período fértil, o tempo entre o início do tratamento e a confirmação ou não da gravidez dura em torno de 30 dias.
A estimativa dada pelos médicos é que a chance de um teste positivo logo na primeira tentativa de inseminação artificial varia de 15% a 20%. Porém, tais chances podem variar de acordo com cada caso, por isso é de extrema importância que esse casal procure por uma clínica especializada para tal tratamento.
Possíveis complicações. Algumas mulheres relatam sangramentos após a inseminação, o que deve ser comunicado ao médico. Outras possíveis complicações da fertilização artificial incluem gravidez ectópica, aborto espontâneo e gestação de gêmeos.
O que faz uma inseminação intrauterina dar certo
As falhas na inseminação artificial podem ocorrer se o período de ovulação e as condições não forem bem determinadas. Em casos de infecção pélvica também pode haver falha. Sêmen alterado também pode levar a falha do procedimento e ausência de gestação.
CFM publicou uma nova resolução para normatizar a prática. Principal mudança é limite de idade de 50 anos para receber inseminação.
Todas as crianças nascidas provieram das pacientes com 45 anos. Nas de 46 anos, todas as gravidezes culminaram em perda. Nas de 47 a 49 anos, não houve gravidez. Assim, a sugestão é a de que a idade máxima da mulher para que se obtenha filhos por meio de fertilização in vitro, é de 45 anos.
Por isso, o valor da injeção intracitoplasmática de espermatozoides pode variar entre uma clínica e outra. Uma matéria publicada pelo site Bebe.com.br, da Editora Abril, traz uma média de quanto custa a ICSI. Segundo a reportagem, o valor desse tipo de Fertilização in Vitro gira em torno de 5 mil a 20 mil reais.
A Fertilização In Vitro é uma técnica que consiste na coleta dos gametas para que a fecundação seja feita em laboratório e depois na transferência desses embriões de volta para o útero materno. O método foi usado pela primeira vez na Inglaterra em 1978 e foi trazido ao Brasil em 1983.
Honorários médicos pela FIV Passada essa fase e identificado que a Fertilização In Vitro é realmente o tratamento mais indicado, existe o valor cobrado pela equipe médica para realizar o tratamento. Esse valor varia, em média, de RS 4 mil até 15 mil reais.
Hospital das Clínicas USP O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP também oferece tratamentos de reprodução assistida gratuitos em São Paulo e em Ribeirão Preto. O tratamento pode ser feito por casais heterossexuais, homoafetivos femininos ou mulheres solteiras com histórico de infertilidade.
O Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense (CIMF), que funciona no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), desde 2006, tem contribuído para tornar isso possível. Desde fevereiro de 2010, através de um convênio com a Prefeitura, o serviço é ofertado de graça.