Segundo Santos (1997, p. 12), a ética faz referência a um “conjunto de hábitos e costumes, efetivamente vivenciados por um grupo humano”, enquanto que a lei faz referências a “acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser”.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. ... Ética deriva da palavra grega êthos, que quer dizer “caráter”.
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. ... Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões.
A palavra ética se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento". Bom e mau, ou melhor, Bem e Mal, entretanto, são valores que não apresentam, para o ser humano, um caráter absoluto. ...
Ética vem do grego “ethos” e significa caráter e conduta. Está relacionada à consciência individual. Quando se fala em Ética Jurídica, entende-se que é um conjunto de regras de conduta que regulam a profissão. O objetivo é garantir a boa prática da atividade e a preservação da imagem do advogado.
A moral normatiza e direcionas a prática das pessoas, buscando o auto aperfeiçoamento; o direito se dirige a conduta do indivíduo, buscando o bem coletivo e a ética teoriza sobre as condutas, estudado concepções que dão suporte à moral e ao direito. ACQUAVIVA, Marcus Claudio. Notas introdutórias à ética jurídica.
A ética é uma forma específica do comportamento humano. Ela se relaciona com outras ciências humanas com o intuito de se alcançar um comportamento moral. Segundo VAZQUÉZ a sociologia e a antropologia seriam ciências que estudam as leis que regem o desenvolvimento e a estrutura das sociedades humanas.
Na Psicologia, a ética tem um papel fundamental, já que profissionais com essa característica ganham maior credibilidade na profissão. O papel do psicólogo é procurar entender os problemas humanos e se solidarizar com eles. ... Além de zelar pela ética e contribuir para o desenvolvimento da profissão.
A ética e o direito, dentre todas as formas de comportamento humano a jurídica é a que guarda maior intimidade com a moral.
- Encontramos na moral dois planos: o normativo: constituído pelas normas ou regras de ação e pelos imperativos que enunciam algo que deve ser. E o fatual: que é o plano dos fatos morais, constituído por certos atos humanos que se realizam efetivamente (p. 63).
Para o sociólogo francês, o plano moral corresponde a uma realidade humana, realidade esta durante séculos despertada pela religião, mas também passível de ser ocupada pelos mandamentos do Ser Coletivo.
Resposta: A estrutura do ato moral se compõe em dois planos: o normativo, onde os princípios e normas que tendem a regularizar a conduta humana predominam e o fatual, onde o conjunto de atos humanos é regulamentado pelos princípios e normas.
A moralidade diz respeito a ação segundo a à ética, decoro, lealdade. Ou seja, a legalidade tem o requisito de seguir determinada lei no qual está sendo seguida determinada comunidade. A moralidade diz ao convívio em sociedade. Nem tudo o que é moral é legal.