Para conseguir a residência temporária no Chile é preciso fornecer os seguintes documentos para um consulado chileno no Brasil ou no serviço de imigração:
É fácil para brasileiro morar no Chile e o país possui acordo com o Brasil. É possível ficar no Chile por um ano com a permissão de residência temporária até um ano para procurar emprego. Depois disso você aplica para a permissão de trabalho que é válida por 2 anos. Esses dois documentos custam 100 USD cada.
O Chile dispensa visto de turista e de negócios para cidadãos brasileiros que permaneçam no país até 90 dias.
A média do custo de morar no Chile pode variar de R$ 2.
Atualmente, o salario minimo Chile é no valor de 250 mil pesos chilenos mensais, o que seria algo como R$ 1200,00, aproximadamente ou um pouco mais. No caso de pessoas com menos de 18 anos, ou daquelas que já estão acima de 65, o salário mínimo no Chile pode ser reduzido em até 50% do valor.
O país tem se destacado pelos índices de qualidade de vida: ele está na 44° posição no ranking de do Índice de Desenvolvimento Humano, enquanto o Brasil está na 79ª. Santiago, capital do Chile, por exemplo, ficou entre as melhores cidades para se viver na América do Sul.