O capim-limão tem um cheiro adocicado que lembra o limão, enquanto a citronela tem um cheiro muito forte, que lembra desinfectante.
Capim-cidreira ou Capim-santo (Cymbopogon citratus) Também é chamado de capim-santo, capim-limão e capim-cheiroso. Quase não possui caule, e suas folhas são estreitas e compridas. Com um forte aroma de limão, seu chá tem sabor cítrico.
O capim-cidreira ou capim-limão forma touceira densa de folhas longas e bordas cortantes. A coloração é verde-clara e, devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis). ... O chá tem aroma e sabor agradáveis e ação calmante, além de aliviar o quadro de espasmos suaves.
Capim-Cidreira e seus Benefícios
Muito se fala sobre suas propriedades, mas afinal, para que serve o capim-santo? ... O chá de capim-santo, por sua vez, é recomendado para o tratamento de insônia e problemas de ansiedade, para o combate à febre e em casos de cólicas estomacais e intestinais.
Contraindicações. O uso do capim santo está contraindicado em casos de dor abdominal forte sem causa aparente, caso se faça uso de diuréticos e durante a gravidez. Além disso, no caso de se fazer uso de medicamentos para controlar a pressão arterial, deve-se consultar o médico antes de fazer uso dessa planta.
Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Além disso, especialmente na forma de chá, a erva proporciona efeito relaxante e oxidante, ajudando a combater o estresse.
De acordo com o formulário de fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o ideal é ingerir até 3 xícaras por dia, sem ultrapassar a quantidade de 12 gramas de folhas da planta ou 450ml do chá.
É muito confundida com a erva-cidreira, mas suas propriedades são bem distintas, embora ambas façam muito bem a saúde. A planta é utilizada na indústria cosmética, em óleo essencial, na culinária em forma de chá e como ornamentação. O capim-cidreira é uma planta que se adapta muito bem em qualquer ambiente.
Beba uma chávena duas vezes ao dia. Além do alho também a cidreira é amiga dos hipertensos, além de ser um calmante natural. Deve ferver duas chávenas de chá de água com uma colher de chá de folhas picadas de erva cidreira e uma colher de chá de folhas frescas de maracujá. Quando arrefecer, coe.
É uma excelente bebida para pessoas que possuem hipertensão. Ele ainda diminui as chances de ter aterosclerose, derrames e ataques cardíacos. Consulte um médico antes de implantar o chá em sua rotina.
O chá de Melissa é popularmente usado como calmante, mas além disso, ajuda aliviar dores de cabeça, melhora a função cognitiva e a memória, alivia o estresse, regula a tireoide, ajuda combater insônia, é um calmante estomacal, relaxa os músculos, entre outros benefícios.
A água de melissa demora entre 1 e 2 horas para começar a fazer efeito, mas o seu pico máximo ocorre entre 8 e 10 horas. A água de melissa é feita com um extrato de erva cidreira, que é conhecida cientificamente como a Melissa officinalis, uma planta que é usada para fazer chás medicinais.
Beber uma xícara antes de dormir melhora a qualidade do sono, atrelada ao benefício de ter o estresse e ansiedade reduzidos....
Coloque 1 colher de chá de planta desidratada (melissa) no fundo de uma xícara, ponha depois a água fervente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Tome a mistura morna. Adoce à vontade. Importante: para usar de forma prolongada, procure orientação especializada.
Se você utilizar folhas de melissa fresca (geralmente preferível por ter mais aroma, veja abaixo em Observações), utilizar o dobro, entre 3 a 9g.
A erva cidreira, Melissa officinalis, é uma planta medicinal da família do hortelã e do boldo. A erva cidreira possui ação benéfica em casos de gases, problemas estomacais e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse.
Adultos. 60 gotas (3 mL) diluídas em água, duas vezes ao dia.
É calmante, analgésica, regula a pressão arterial e fortifica! Benefícios espirituais: Água de Melissa é muito utilizada na umbanda para a lavagem e ori, a essência pertence a Oxum ( mãe das águas doces). Utilizado em banhos energéticos de purificação, atrai #proteção, #limpeza e a #intuição!