Entende-se por globalização o processo de interligação econômica, cultural e social que envolve pessoas e nações. As principais características são a produção mundializada, o aumento do luxo financeiro internacional, a criação de blocos regionais e a intensa circulação de informações.
O neoliberalismo é o conceito redefinido do liberalismo clássico. ... É possível definir o liberalismo como sendo um conjunto de ideias, principalmente políticas e econômicas, que defende o livre mercado, ou seja, a não participação do Estado na economia.
No Keynesianismo defende-se a intervenção do estado na economia e o protecionismo, enquanto no Neoliberalismo não se defende essa ação. ... Já, no Keynesianismo tem-se uma forte defesa de intervenção de Estado na sociedade a fim de garantir o pleno emprego e manter o controle da inflação.
“teve como consequências sociais importantes a precarização e informalização do trabalho e o crescimento do desemprego, que ampliaram a fragmentação dos coletivos de trabalhadores e tiveram forte impacto sobre as relações de trabalho e sobre as organizações sindicais.”
Ainda que não se trate propriamente de uma consequência do neoliberalismo, a terceirização foi impulsionada pela precarização das relações do trabalho, imposta pelo novo modelo.
Neoliberalismo no Brasil - Política econômica incentivou privatizações. No governo Collor, no início da década de 1990, os produtos importados passaram a invadir o mercado brasileiro, com a redução dos impostos de importação. A oferta de produtos cresceu e os preços de algumas mercadorias caíram ou se estabilizaram.
Os neoliberais defendem a diminuição estatal e, por isso, colocam no modelo de educação neoliberal a ideologia que afirma que a saída para os problemas sociais está nos indivíduos, criando termos, como o empreendedorismo social e cooperativismo, como forças capazes de suprir os déficits deixados pela falta de ...
O neoliberalismo vai criar as condições políticas para o atual estágio de globalização. ... Se a globalização é entendida como uma expansão de mercados, o neoliberalismo defende o fim do protecionismo, a redução das barreiras, a redução das tarifas, permitindo uma expansão no processo de globalização.