No violão, utilizamos somente a clave de Sol. Outros exemplos de instrumentos que utilizam a clave de Fá são: contrabaixo, violoncelo, fagote e trombone, bem como as vozes mais graves. A título de curiosidade, a clave de Fá também é conhecida como clave masculina (ou androclave).
Como ler Partitura
Embora já tenham existido muitas claves, só três continuam sendo usadas na notação musical moderna: a clave de sol, a de fá e a de dó.
As escalas musicais são obtidas por meio de uma relação matemática bem definida entre as frequências de cada nota musical. Na nossa cultura ocidental, usamos uma escala com 7 notas musicais, que na verdade, produzem 12 sons, pois existem 5 semitons.
Em música, altura refere-se à forma como o ouvido humano percebe a frequência fundamental dos sons (i.e. o tom). As baixas frequências são percebidas como sons graves e as mais altas como sons agudos, ou os tons graves e os tons agudos. Tom é a altura de um som na escala geral dos sons.
O que diferencia um instrumento de outro são as amplitudes e a duração de cada um dos harmônicos presentes no som resultante; a esse conjunto de características chamamos timbre. A altura de um som está ligada à intensidade com que ele é emitido, ou seja, ao volume sonoro deste som.
Verificado por especialistas. Podemos afirmar que a frequência de cada uma das notas musicais Dó,re,mi,fa,sol ,lá e si são as que seguem: Dó - 264 Hz Dó = 1.
Timbre é o que diferencia dois sons de mesma frequência (mesma nota). ... Por exemplo, a nota Dó tocada no violão tem um som muito diferente da nota Dó tocada no teclado ou no violino. Isso significa que esses instrumentos possuem timbres diferentes.
As escalas usadas hoje em dia tem uma frequência básica (440 Hz) e, a partir desta, as demais notas são obtidas pela multiplicação ou divisão da nota anterior por um fator constante como em uma progressão geométrica.
Escalas modernas, que na cultura ocidental são as mais utilizadas: Escala cromática. Escala maior. Escala menor....Sendo que a Escala menor se divide em 3 :
A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 50Hz, significa que ela oscila 50 vezes por segundo. A frequência de uma onda só muda quando houver alterações na fonte.
As frequências do Solfeggio contêm as seis notas tonais puras que foram usadas na escala musical antiga, até que as mesmas foram alteradas pela Igreja Católica e pelo Papa Gregório (mais conhecido como “Gregório o Grande”) , que serviu à igreja de 590 a 604 dC.