A quimio de acordo com seu objetivo, pode ser curativa (quando usada com o objetivo de obter o controle completo do tumor), adjuvante (quando realizada após a cirurgia, com objetivo de eliminar as células cancerígenas remanescentes, diminuindo a incidência de recidiva e metástases à distância), neoadjuvante (quando ...
Mas isso não quer dizer que a quimioterapia vermelha é mais forte que a branca, ou vice-versa. Quanto aos efeitos colaterais, uma das principais diferenças entre a quimioterapia vermelha e a branca é que na vermelha ocorre a fadiga, que é mais forte e mais comum do que na branca.
Quimioterapia vermelha: os medicamentos utilizados pertencem ao grupo das antraciclinas (Doxorrubicina e Epirrubicina) - por isso o "rubi" do nome, que são compostos químicos geralmente associados à queda de cabelo como um dos efeitos colaterais.
Você não terá queda de cabelo a menos que o seu tratamento tenha como alvo a cabeça. Se o cabelo cair, ele provavelmente voltará a crescer após o término do tratamento, mas em casos em que as doses de radiação são elevadas, a perda pode ser permanente.
“O cabelo começa cair, normalmente, no início do segundo ciclo, ou seja, depois de 14 a 21 dias de tratamento. Ele vai percebendo essa queda durante o banho, ao acordar e também quando se penteia.
A touca promete proteger entre 50% e 80% dos fios de cabelo durante o tratamento. Sobrancelhas e cílios podem cair durante a quimioterapia. Cada sessão pode custar entre R$ 200 e R$ 400.
Principais causas
O que dizer?
Não vale a pena arriscar. É perfeitamente possível fazer as unhas durante a quimioterapia sem tirar a cutícula.
Você pode pintar seu cabelo já alguns dias depois da cirurgia. Obviamente os cuidados habituais deve ser observados afinal a tinta utilizada é forte, tem cheiro forte e poderá ser motivo de irritação.