Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).
Quais são as melhores marcas de autoclave?
Para saber qual é sua autoclave ideal, você precisa saber para que fim vai adquirir, qual é sua demanda de material a esterilizar. Vai autoclavar materiais sólidos, de superfícies lisas, embalados, sem pontos retentivos de sujidades e pontos onde facilmente chega o calor?
A autoclave digital é a mais eficaz .
Inicialmente é interessante abordar a diferença entre esses dois métodos, ou seja, a estufa para esterilização atua por meio de calor seco. Já a autoclave envolve calor, pressão e umidade. A esterilização por autoclave (vapor saturado sob pressão) é mais eficiente se comparado aquela feita pelas estufas (calor seco).
Ela aconselha o uso da autoclave, por ser mais seguro, econômico, rápido e eficiente na esterilização do que a estufa, que não elimina os vírus, por exemplo.
Exigências procuram evitar riscos de contágio Foi justamente para proteger a saúde dos clientes que a Anvisa proibiu o uso da estufa, determinando o autoclave em seu lugar, considerado muito mais eficiente.
autoclave
A função deste equipamento é fazer a esterilização e secagem de materiais cirúrgicos, médicos e odontológicos, por meio do calor seco. ... Neste tipo de assepsia promove a eliminação da vida microbiana por meio de uma oxidação, em que acontece a desidratação das células.
Qual o tempo e temperatura ideal para esterilização em estufas de esterilização? Em estufa deixar 160° por 2 horas e 170° por 1 hora. Nunca apresse ou diminua o tempo de esterilização pois há riscos dos materiais não se esterilizarem corretamente.
Os materiais indicados para serem esterilizados por este método são instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, óleos e pomadas.
ESTERILIZAÇÃO POR CALOR SECO Os materiais indicados para serem esterilizados por este método são instrumentos de ponta ou de corte, que podem ser oxidados pelo vapor, vidrarias, óleos e pomadas.
Os salões de beleza não podem mais recorrer a estufas, fornos elétricos e equipamentos à base de radiação ultravioleta para esterilizar espátulas e alicates.
Alguns materiais não podem sofrer de forma nenhuma processo de autoclavagem como por exemplo materiais de polietileno, reagentes químicos, aço que não seja inoxidável, sacolas, embalagens plásticas, isopor e papel.
Materiais compatíveis:
Roupas e outros tecidos de algodão, objetos metálicos (instrumental), vidros e borracha devem ser esterilizados em tempo de exposição que varia de 15 a 30 minutos, de acordo com a espessura dos materiais e instruções do fabricante do aparelho. Algumas medidas devem ser adotadas ao carregar a autoclave.
Nunca sobreponha os materiais de dentro do envelope e nem os envelopes. Deixe um espaço de pelo menos 1 centímetro entre os envelopes e o tanque da autoclave. Se você utilizar o suporte para envelopes, coloque todos na mesma direção, com o lado do plástico voltado para o mesmo lado.
Em média = 75 à 90 min.
Como preparar os materiais: passo a passo:
QUE TIPO DE ÁGUA POSSO UTILIZAR NA AUTOCLAVE? Você só poderá utilizar dois tipos de água, a destilada e a deionizada.
Mas quando usamos água da torneira na autoclave existe o risco de vedar a saída do vapor com os sais minerais e metais pesados da água que usamos no dia a dia. ... Para garantir máxima eficiência na esterilização e prolongar a vida útil da sua autoclave, use água destilada.
As autoclaves sempre deverão ser utilizadas com água deionizada, pois a água de má qualidade ou de torneira possui sais minerais e metais pesados que podem bloquear o orifício da saída do vapor, causando assim possíveis bolsas de ar que inibem a elevação da temperatura comprometendo assim o processo de esterilização, ...
Autoclave Cristófoli – Como usar
Autoclave - Esterilização
O grau de pureza do líquido também está envolvido na diferença dessas duas categorias de líquidos: a água destilada é considerada a água mais pura que se pode obter. A deionização (ou desmineralização) é, na verdade, um processo de remoção de íons (cátions/ânions) através de um sistema de resinas trocadoras de íons.
A água deionizada é uma água pura indicada para diversas aplicabilidades e conseguida através de dois tipos de tecnologias. ... No processo de purificação é feita a remoção total de íons que presentes na água e elimina-se minerais, metais e outros contaminantes.