Listamos os 7 principais usos da água
Indústria: As fábricas utilizam água em processo de limpeza e resfriamento de máquinas. E, mais diretamente, como matéria-prima, no caso das indústrias de alimentos e papel e, claro, de água mineral.
Explicação: Ela usa 47,32% da água para a indústria, enquanto a segunda região que mais utiliza (nordeste) usa 23,24% da água para uso industrial.
A água empregada para resfriamento dos gases é absorvida no processo e liberada na forma de vapor, sem nenhum contaminante, enquanto que a utilizada para resfriar os equipamentos passa por separadores de óleo e é reaproveitada.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a atividade que mais consome água é a agropecuária. Sozinho, esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22%, e, por último, o uso doméstico, com 8%.
Formas de reutilizar a água nas indústrias Existem três formas para se fazer isso: o reuso indireto, o reuso direto e a reciclagem interna. Ambos beneficiam e muito a indústria. A diferença é que o reuso indireto, essa água é utilizada e posterior vai para diluição, a fim de ser captada posteriormente.
A água é amplamente utilizada nas indústrias de alimentos como veículo para aquecimento e resfriamento, limpeza e sanificação de equipamentos, além do seu uso como ingrediente ou como veículo para incorporar ingredientes.
O pasto precisa de água para não morrer, seja água da chuva, seja de irrigação. Então, quando calculamos a quantidade de água gasta para produzir a carne bovina precisamos considerar a água usada na irrigação do pasto, além da água que o boi bebe.
Além de ser utilizada como ingrediente para a produção, ou como veículo na incorporação de ingredientes a fórmula, a água também é fundamental como agente de sanitização e limpeza. A água também pode atuar como fonte de resfriamento ou aquecimento, além de veículo para microrganismos patógenos e deterioradores.
Os principais parâmetros físicos para medição da qualidade da água são:
Ponha água numa garrafa transparente limpa, tampe-a e, em seguida, coloque-a num lugar escuro. Se depois de alguns dias surgir nela ao menos um sinal alarmante (camada na superfície, plana em volta da garrafa e resíduo), é sinal de que a qualidade da água deixa muito a desejar.
A demanda bioquímica de oxigênio é utilizada para determinar o nível de poluição das águas. Consideram-se poluídas as águas que apresentam uma baixa concentração de oxigênio dissolvido, portanto, com alta DBO, já que essa substância é utilizada na decomposição de compostos orgânicos.