Os argilominerais são silicatos de alumínio hidratado. O ferro e o magnésio são encontrados nesses minerais como elementos de substituição do Al. ... Estes minerais são considerados filossilicatos (silicatos com hábito foliado ou lamelar – possuem formato de lâminas). Além disso, apresentam baixa densidade e dureza.
São originadas pela adsorção ou dissociação de íons H+ de grupos funcionais da matéria orgânica, da bordas dos argilominerais e dos óxidos de ferro e alumínio, que são abundantes nos solos tropicais. ... As cargas dependentes de pH, tanto positivas como negativas, e ambas podem ocorrer ao mesmo tempo nos solos.
Argilominerais são filossilicatos que ocorrem em tamanhos muito pequenos (“tamanho argila”, correspondendo a tamanhos inferiores a 2 micra) e, por isso, não podem ser identificados ao microscópio petrográfico. ... Diversos argilominerais desenvolvem-se nas rochas, como esmectitas, caulinita, dickita, ilita e outros.
Processo de formação As argilas são formadas devido à decomposição do feldspato, que é um mineral constituinte das rochas ígneas. Normalmente, a desintegração e a decomposição atuam juntas, uma vez que a ruptura física da rocha permite a circulação da água e de agentes químicos.