Mesmo assim, muitos pesquisadores acreditam que os receptores magnéticos existem na cabeça das tartarugas e de outros animais. Eles poderiam ser baseados em cristais de magnetita, que se alinham com o campo magnético da Terra. ... Alguns pesquisadores apostam que a cabeça do animal seria puxada para o lado correto.
No corpo humano, há minúsculos campos magnéticos que estabilizam as moléculas. Ninguém é de ferro, diz o ditado, mas no fundo todo mundo tem um pouco de magnetismo. As centenas de trilhões de moléculas que formam o corpo humano são, na verdade, grandes conjuntos de ímãs.
Animais como tartarugas, pássaros, borboletas e até vermes possuem senso de direção baseado no próprio planeta: eles têm a capacidade de sentir a direção e força do campo magnético terrestre.
Em um campo magnético, chama-se linha de indução toda linha que, em cada ponto, é tangente ao vetor e orientada no seu sentido. A limalha de ferro, sob a ação do campo, funciona como uma minúscula agulha magnética, orientando-se na direção desse campo e desenhando as linhas de indução.
Assim como o campo elétrico, o campo magnético é um vetor, ou seja, um ente matemático que possui módulo, direção e sentido. ... Portanto, o campo magnético tem sua orientação representada por uma seta colocada nesse ponto. Campo Magnético Uniforme. É a região onde o vetor campo elétrico é sempre o mesmo.
A regra da mão direita nos fornece as informações da seguinte forma: