Os efeitos colaterais da anestesia raquidiana Seus efeitos podem ser reduzidos com repouso (deitar-se) e analgésicos. Outros efeitos esperados são a pressão baixa, sensação de não conseguir respirar, formigamento no pós-operatório, tremores, coceira ou irritação na pele e até sonolência.
“A mulher que fez cesárea deve ficar, pelo menos, oito horas deitada. Só após esse período ela pode levantar para tomar o primeiro banho.
Entre 8 a 24 horas após a cesariana, será incentivada a levantar-se. Como pode sentir tonturas, terá o apoio de uma enfermeira para se levantar e dar os primeiros passos. Nas primeiras 24 horas será mantida a soro e depois a líquidos. Um ou dois dias depois, serão introduzidos os sólidos, gradualmente.
A cefaleia pós raqui ou cefaleia pós raquianestesia como é também chamada pelos médicos ocorre em alguns casos após a realização da cesárea devido à baixa da pressão interna do crânio, ganhando o nome de hipotensão liquórica.
Oito horas antes e quatro horas depois da cesárea a mulher não deve comer e nem beber nada porque a anestesia pode provocar enjoo e vômitos, sendo necessário que o estômago esteja completamente vazio, explica Stockler.
— A dor de cabeça após a cirurgia cesariana pode ser um sintoma ou uma causa, mas via de regra, é um sintoma. O uso de medicamentos, um edema (acúmulo anormal de líquido) ou a cefaleia pós-ráqui podem ser o problema. A cefaléia pós-ráqui é rara, mas pode se apresentar em algumas mulheres.
É importante evitar bebidas alcoólicas e com cafeína "Os principais alimentos contraindicados para o período pós-parto, considerando que a mulher está amamentando, são as bebidas alcoólicas e as com muita cafeína. Muitas pessoas também pensam que alimentos como feijão, brócolis e chocolate dão gases no bebê.