O Brasil é composto por 26 estados e o Distrito Federal, onde se encontra a capital Brasília. Esses estados constituem o país enquanto uma República Federativa, ou seja, um Estado composto por três poderes: legislativo, executivo e judiciário. Não pare agora...
Os elementos que entram na formação do Estado são essencialmente três: povo, território e soberania. O s elementos que entram na formação do Estado são essencialmente três: povo, território e soberania.
Compreende o território: as terras emersas, o espaço aéreo, os rios, os lagos e as águas territoriais. A delimitação territorial dos Estados modernos foi uma decorrência dos conflitos territoriais ocorridos ao longo da Idade Média.
manter o espaço em regiões, agrupando as áreas com características diferentes, para compreender melhor as particularidades e necessidades de cada região. dividir o espaço em regiões, agrupando as áreas com características semelhantes, para compreender melhor as particularidades e necessidades de cada região.
As primeiras subdivisões do Brasil ocorreram no século 16, com a criação das capitanias hereditárias. Desde então, decisões políticas orientaram o formato do território nacional até chegarmos aos atuais 26 estados e o Distrito Federal. ... Nessa época, foi dividido em 15 faixas, chamadas de capitanias hereditárias.
Atualmente, de acordo com o IBGE, o Brasil encontra-se dividido em cinco regiões, compostas por estados que possuem semelhanças em seus aspectos físicos, humanos, econômicos e culturais. ... Esses limites são insuficientes para explicar a organização socioeconômica do Brasil hoje.
Divisão do Brasil