Podemos caracterizar compostos inorgânicos como aqueles que contêm metais ou átomos de hidrogênio combinado com um não metal ou um grupo de não metais. Podem ser compostos iônicos (ex.: NaCl) ou ainda moleculares (ex.: silicatos), mas não é raro observar mais de um tipo de ligação em compostos inorgânicos.
Não possuem em sua estrutura átomos de carbono (há exceções) formando cadeias e ligados ao hidrogênio; Possuem metais ou hidrogênio combinado com um não-metal ou um grupo de não metais; Realizam ligações químicas iônicas, covalentes ou de coordenação; Grande parte apresenta estado físico sólido.
As funções inorgânicas compreendem uma grande quantidade de compostos e espécies químicas que podem se dividir em Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Com isso, é inerente que seu estudo compreenda uma série de aspectos microscópicos e macroscópicos que possuem aplicações nos campos da Engenharia, Medicina, Farmácia, etc.
Função. O principal objetivo de dividir as funções inorgânicas consiste em permitir que compostos que compartilham das mesmas características estejam agrupados, facilitando o estudo e a compreensão do assunto.
Para facilitar o estudo das substâncias químicas, elas foram divididas em grupos ou funções químicas, que são conjuntos de substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, por possuírem estruturas parecidas.
Resposta: grande desenvolvimento do nosso planeta em diversas áreas, é devido principalmente ao desenvolvimento e utilização da química que é hoje uma ciência nova, mas de importancia fundamental para o desenvolvimento, proteção e até mesmo destruição de nosso planeta.
Funções inorgânicas: sais Os sais são substâncias parecidas com os ácidos e as bases, pois liberam íons em contato com a água. São formados a partir da neutralização de um ácido por uma base. Essa reação pode ser chamada de reação de neutralização ou salinização, na qual são liberados um sal e uma molécula de água.
Óxido de ferro(III) é a partícula magnética mais comumente utilizada para gravação magnética em discos rígidos e fitas de áudio. O óxido é misturado com um ligante e revestido sobre um substrato de película plástica. A fita magnética é utilizada em áudio e vídeo, especialmente em bobinas de fita-cassete.
O óxido de ferro é qualquer um de uma variedade de compostos químicos feitos de ferro e oxigênio. A maioria destes ocorrem naturalmente. Alguma forma no solo ou em depósitos químicos em rochas ou montanhas, e a ferrugem também é uma fonte muito comum e bem conhecida.
Aplicações Cosméticas A indústria de cosméticos usa o composto para criar vários pigmentos na maquiagem também. A maioria das formas de óxido não são tóxicas, repelentes de água e não corroem ou sangram, tornando-os um aditivo ideal para produtos como rímel, base líquida e em pó e sombra de olho.
Em bases de maquilhagem, o óxido de ferro amarelo é indispensável. Ele é usado em maiores proporções em relação ao vermelho, preto e castanho, uma vez que esta é a cor base e o ponto de partida para todos os tons de pele.
É o Óxido de Ferro que dá a cor característica da massa terracota, além de ser um dos colorantes mais utilizados na cerâmica, criando tons de âmbar, marrom-avermelhado, verdes, azuis, cinzas e pretos, dependendo da quantidade usada, temperatura de queima e atmosfera do forno.
O dióxido de titânio é um pigmento branco inorgânico, bastante usado em cosméticos, tintas e corantes de alimentos. Tem uso bastante comum também em bloqueadores solares, em virtude de sua propriedade física de barrar a radiação da luz solar.
O dióxido de titânio é um corante para alimentos inorgânico de origem mineral. Não possui cheiro e nem gosto! Mode usar no Chocolate: Acrescentar 5% do corante diretamente no chocolate recém derretido pois a alta temperatura ajudar na homogeneização.
A sua função é atuar como agente antiaglomerante, antiespumante, controlador da viscosidade, dessecante, clarificador de bebidas e como excipiente de medicamentos e vitaminas. Devido à sua insolubilidade em água, o dióxido de silício tem pouca disponibilidade biológica e não se considera fonte de silício.
Modo de Preparo
Coloque o álcool de cereais no tubo próprio para ele e o corante em pó da cor que desejar e misture bem (a proporção quem vai decidir é a intensidade da cor que quiser, mas pense que o álcool é uma substância que tem de ficar da cor que deseja). Teste antes, até chegar na cor que quer para seus doces.
Coloque vários punhados de raspas de chocolate para modelagem em uma tigela de vidro. Coloque a tigela sobre o pote. Misture o chocolate com uma colher ou batedeira. Você pode usar um misturador de plástico, pois uma colher de metal ficará quente.