- Função descritiva – descrever os conflitos e questões. - Função normativa – apontar os tipos de comportamento considerado reprovável e aprovável. - Função protetora – mediando – diplomaticamente – determinados conflitos. E de acordo com o Prof.
A bioética, para a compreensão moral das ações humanas no âmbito da vida e da saúde, além da filosofia, faz valer a sociologia, a antropologia, a psicologia e a comunicação, e incorpora estudos empíricos, quantitativos e qualitativos do agir moral em saúde.
Bioética é o estudo transdisciplinar entre Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Filosofia, e Direito que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e ambiental.
Resposta. os principais problemas éticos relacionadas aos temas mais polêmicos da Bioética (aborto, transplantes, eutanásia, engenharia genética, controle demográfico, bebês de proveta etc.).
dilemas religiosos - algumas religiões proibem a transfusão de sangue, ou que o índivíduo receba sangue de outrem. casos terminais, em que o paciente somente sobreviverá com aparelhos. A Bioética se apresenta como um campo amplo, complexo e controvertido da Moral.
O modelo de análise bioética comumente utilizado e de grande aplicação na prática clínica na maioria dos países é o "principalista", introduzido por Beauchamp e Childress, em 1989. Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.
A bioética personalista é, enfim, uma reflexão que afronta as questões éticas referentes à vida humana através de uma perspectiva que reconhece o ser e a dignidade da pessoa como valores absolutos e, consequentemente, põe como primum principium o respeito incondicional de sua inviolabilidade e a tutela de sua livre ...
Considerou-se que a saúde, como bem público global, tem a justiça social, a equidade e a solidariedade como seus valores éticos orientadores. Tais valores levantam questões a serem aprofundadas pela reflexão ética.
O cuidado significa desvelo, solicitude, diligên- cia, zelo, atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade. Cuidar implica colocar-se no lugar do outro, geralmente em situações diversas, quer na di- mensão pessoal, quer na social.
Ex : você deve cuidar da criança. Cuidado se refere a tomar cuidado ou agir com cautela sobre algo. ... Ex : você deve cuidar da criança. Cuidado se refere a tomar cuidado ou agir com cautela sobre algo.