Qual a funço do Comit da salvaço pblica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Também conhecido como Comitê de Salvação Pública. Foi criado em abril de 1793, durante a Revolução Francesa, e controu com a importante liderança de Robespierre. O seu principal objetivo era proteger a nova república contra seus estrangeiros e inimigos domésticos.
Quem formava a Convenção Nacional?
Refletindo a agitação da época a Convenção foi formada por uma maioria de jacobinos, setor que representava a pequena burguesia e os sans-culottes.
Quais as principais ações de Robespierre quando liderou o Comité de Salvação Pública?
Comitê de Salvação Pública O objetivo destas instituições era ajudar os membros da Convenção Nacional a implantar medidas defendidas pela Revolução como a igualdade social. O Comitê também estabeleceu a educação pública, universal e laica e hospitais gratuitos.
O que foi a Convenção Nacional e quais seus objetivos?
A Convenção Nacional havia sido eleita na Assembleia Nacional, funcionando como uma espécie de Poder Executivo. A instauração da República – famosa pelo lema liberdade, igualdade e fraternidade – levou à elaboração de uma nova Constituição, que buscava garantir maiores direitos às classes baixas da população.
O que foi o Comitê de Salvação Pública e a Lei dos Suspeitos?
Responsável pela política de repressão ao terror, o Comitê aprovou a chamada Lei dos Suspeitos, segundo a qual o suspeito de traição poderia ser preso. Se condenado, teria os bens confiscados, divididos e vendidos. ... O Comité foi um dos principais órgãos de repressão durante o chamado período do Terror Jacobino.
Qual o primeiro ato da convenção nacional?
10 de outubro de 1793
Em 10 de outubro de 1793, a Convenção consagrou o estabelecimento de um regime de Terror, declarando: O governo provisório da França será revolucionário até a paz.
Quem formava o diretório?
- Governo republicano e conservador exercido pelos girondinos, representantes da burguesia francesa. O Diretório (representante do poder executivo) era composto por cinco membros eleitos por cinco anos. - Entre 1795 e 1799, o Diretório foi presidido por Paul Barras, um nobre e político francês.
Que mudanças foram implantadas com o governo do Comitê de Salvação Pública?
O Comitê de Salvação Nacional era responsável por conter as revoltas internas. O Comitê de Salvação Publica comandava os exércitos e administrava as finanças públicas. Por último, o Tribunal Revolucionário prendia e julgava os traidores da revolução.
Qual era o apelido de Maximilien Robespierre?
incorruptível
Maximilien de Robespierre foi advogado, político e revolucionário francês. Ficou conhecido popularmente como o "incorruptível". Foi deputado na Assembleia Nacional, líder dos radicais e presidiu o país durante o Período do Terror, uma das fases mais violentas da Revolução Francesa.
O que é a Convenção Nacional?
Convenção Nacional ou simplesmente Convenção é a denominação dada ao regime político que vigorou na França entre 20 de setembro de 1792 e 26 de outubro de 1795, no processo da Revolução Francesa.
O que foi a Convenção Jacobina?
Em junho de 1793 os jacobinos impeliram os sans-culottes a perseguir e prender os girondinos. Com isso, Marat, Hébert, Danton e Robespierre formaram a chamada Convenção Montanhesa ou Jacobina. Nessa nova etapa, a Convenção passou a contar com uma série de comitês responsáveis por diferentes tarefas.
O que teria sido a Lei dos suspeitos?
A Lei dos Suspeitos foi anunciada pelos jacobinos em setembro de 1793, e muitos consideram-na como o início do terror revolucionário. A lei determinava que pessoas suspeitas de trair a revolução fossem levadas a tribunais revolucionários e julgadas como traidoras da república francesa.
Quais são as características da Convenção Nacional?
Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi: a) o abrandamento das tensões políticas e sociais. b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos. ... d) a radicalização revolucionária dos jacobinos.
O que ocorre depois do período do Diretório?
O Diretório passou a dar lugar ao Consulado, instituição integrada por três representantes entre os quais estavam Roger Ducos, o abade de Seyès e o próprio Napoleão Bonaparte.
Qual a principal característica do Diretório?
Principais características do Diretório: - Governo republicano e conservador exercido pelos girondinos, representantes da burguesia francesa. O Diretório (representante do poder executivo) era composto por cinco membros eleitos por cinco anos. ... - Em 1795, surgiu uma nova liderança na França, Napoleão Bonaparte.
O que foi o Comitê de Salvação Pública e a Lei dos suspeitos?
Responsável pela política de repressão ao terror, o Comitê aprovou a chamada Lei dos Suspeitos, segundo a qual o suspeito de traição poderia ser preso. Se condenado, teria os bens confiscados, divididos e vendidos. ... O Comité foi um dos principais órgãos de repressão durante o chamado período do Terror Jacobino.