A coluna Vertebral apresenta várias curvaturas. São elas: cervical (convexa ventralmente - LORDOSE), torácica (côncava ventralmente - CIFOSE), lombar (convexa ventralmente - LORDOSE) e pélvica (côncava ventralmente - CIFOSE)./span>
A descrição de desvio do eixo dorso lombar para esquerda geralmente significa escoliose. A curva teria que ser medida para sabermos se é algo a ser investigado ou acompanhado. Na maioria das vezes a dor não é secundária à curva e provavelmente também deveria ser investigada.
O plano inclinado do sacro na posição ereta está a aproximadamente 30 graus na horizontal. A disposição particular dos ossos da região lombar é que determina a sua curvatura, fazendo com que a coluna seja côncava nesta região, sendo denominada de lordose lombar.
A hiperlordose é caracterizada pelo aumento da curvatura da coluna vertebral na região lombar ou cervical. A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, que podem ser divididas em vértebras cervicais, torácicas, lombares, sacro e o cóccix.
É muito comum aparecer desvios na coluna sendo os mais comuns: Escoliose – que é o desvio lateral da coluna, para o lado direito ou esquerdo. Lordose - é o desvio das vértebras lombares para dentro. Cifose – é quando a coluna torácica se projeta para fora.
Além da curvatura da coluna, outros sinais e sintomas que podem surgir nos casos de escoliose lombar são: