Os efeitos do etileno são variados, destacando-se o amadurecimento de frutos, a senescência (envelhecimento) de flores e folhas e a abscisão (queda) de folhas e frutos. Outra função que pode ser atribuída ao etileno é a determinação do sexo de flores de algumas espécies de plantas, como as da família Cucurbitaceae.
As plantas também podem quebrar os hormônios quimicamente, destruindo-os efetivamente. Hormônios vegetais frequentemente regulam as concentrações de outros hormônios vegetais. As plantas também movem hormônios ao redor da planta, diluindo suas concentrações.
Água e íons são absorvidos pelas raízes, e esse processo é facilitado por pelos radiculares. A maior parte da água vinda do solo, que entra no corpo da planta, penetra por pontos mais jovens da raiz, diretamente pela epiderme. Os pelos radiculares atuam nesse processo para aumentar a superfície de contato.
As auxinas atuam nos genes das células vegetais, estimulando a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, possibilitando a distensão das células. A forma do corpo de muitas plantas, principalmente as do grupo perene é definida pela ação hormonal.
Hormônios que estimulam o alongamento celular das plantas A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.
Efeitos das auxinas na fisiologia vegetal. ... Alongamento Celular: As auxinas atuam sobre a parede celular do vegetal, promovendo sua distensão e consequentemente, o alongamento celular. Essa função promove o crescimento das partes da planta.
Quando o crescimento ocorre em direção ao estímulo de luz é chamado de fototropismo positivo. Quando ocorre em sentido contrário, é chamado de fototropismo negativo. Os caules apresentam fototropismo positivo, pois crescem em direção à fonte de luz.
Fototropismo negativo: No fototropismo negativo, o crescimento ocorre no sentido contrário à fonte luminosa. Fototropismo positivo: No fototropismo positivo, o crescimento ocorre em direção à fonte luminosa.
No caso das raízes, elas apresentam gravitropismo positivo, ou geotropismo positivo, pois elas crescem em direção ao solo. Já os caules apresentam gravitropismo negativo ou geotropismo negativo, por crescerem em sentido contrário ao sentido da força da gravidade.
[ Botânica ] Tendência que têm geralmente as plantas para dirigirem a haste, as folhas e as flores para a luz do Sol. 2. [ Biologia ] Faculdade de os organismos vivos mudarem a sua orientação ou de partes de si como reacção à luz do sol.
O fenômeno responsável por esse movimento é o heliotropismo, que só ocorre na fase de crescimento da planta – ao florescer, ela não se mexe mais. O movimento ocorre porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido do que o lado iluminado, inclinando o caule para a fonte de luz.