EQST

Quais So As Formas De Interpretaço Da Lei Processual Penal?

Quais são as formas de interpretação da lei processual penal?

Interpretação da Lei Processual Penal

  • Interpretação autêntica. A própria lei se interpreta. ...
  • Interpretação doutrinal. Feita pela doutrina.
  • Interpretação judicial. Não é necessariamente a jurisprudência (decisões reiteradas e no mesmo sentido) ...
  • Interpretação gramatical ou literal. ...
  • Interpretação lógica. ...
  • Interpretação sistemática.

Qual é a natureza jurídica do interrogatório?

Ainda há a doutrina que prescreve que o interrogatório possui natureza jurídica mista, ou seja, meio de prova e meio defesa. ... Quando mencionamos que o interrogatório pode ocorrer em qualquer fase do processo devemos lembrar que a lei processual penal assinala a oportunidade em que deverá ter lugar a sua realização.

Qual aplicação da lei processual no tempo?

Quanto à lei processual penal no tempo, utiliza-se o princípio da aplicação imediata, conforme o art. 2º do CPP, de forma que, uma vez promulgada e vigente determinada lei processual penal, ela deve ser imediatamente aplicada aos processos em curso, mesmo que seja mais gravosa.

Como deve ser interpretada uma lei processual penal típica nova no sistema processual penal?

A lei processual permite a interpretação extensiva, pois não contém dispositivo versando sobre o direito de punir. Contudo, há exceções; tratando-se de dispositivos restritivos da liberdade pessoal (prisão em flagrante, por exemplo), o texto deverá ser rigorosamente interpretado.

O que é uma interpretação literal?

Interpretação literal ou gramatical Limita-se a fixar o sentido do texto legal, inquinado de obscuridade, mediante a indagação do significado literal das palavras, tomadas não só isoladamente, mas em sua recíproca conexão.

Quais são as fontes do direito processual penal?

As fontes formais de subdividem em: fontes primárias/imediatas: são as leis, Constituição Federal, Emendas à Constituição, Tratados, convenções e regras de Direito Internacional e fontes secundárias/mediatas: analogia, costumes, jurisprudência, doutrina e princípios gerais do direito.

Qual a principal fonte do direito processual penal?

Assim, a fonte material por excelência é o Estado. No caso do direito pro- cessual, o art. 22, I, da Constituição Federal, dispõe que a legislação sobre o assunto compete privativamente à União, que é, portanto, a fonte material do processo penal.

Quais são as fontes do direito processual do trabalho?

São fontes formais do direito processual do trabalho:

  • as leis federais, a Consolidação das Leis do Trabalho, as convenções e os acordos coletivos de trabalho.
  • apenas as leis federais e a Consolidação das Leis do Trabalho.
  • as leis federais, estaduais ou municipais e a Consolidação das Leis do Trabalho.

O que é fonte direta e indireta?

Quando se fala de classificação segundo sua natureza, as fontes de direito podem ser diretas (próprias ou puras) e indiretas (impróprias e impuras). ... É, portanto, toda norma geral de conduta, que disciplina as relações de fato incidentes no Direito, cuja observância é imposta pelo poder estatal.

Quais são os 4 tipos de fontes históricas?

José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:

  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

Quais são as fontes formais de direito?

As fontes formais do direito são aquelas tidas como primárias, diretas ou imediatas. Cada ordenamento jurídico possui as suas fontes formais, no qual se encontra o direito em vigor. Possui esse nome por atribuir forma ao tratamento dado pela sociedade à determinado valor, em determinada época.

O que é fonte visual?

Fonte visual é representada por imagens, gravuras, pinturas, fotografias e anúncios, cujo objetivo é registrar algum fato histórico ou simplesmente retratar um determinado tempo e lugar.

O que são fontes visuais exemplos?

São exemplos de fontes visuais as fotografias e os filmes, e são exemplos de fontes materiais as ferramentas, vestimentas e vestígios arqueológicos (como casas) de uma determinada época.

Quais as fontes visuais?

Visuais: desenhos, álbuns, pinturas, pinturas rupestres e imagens. Orais: entrevistas, jornais na TV, documentários, filmes, séries. Cultura material: diversos objetos, habitação, artesanato, máquinas, roupas. Espero ter ajudado!

São exemplos de fontes?

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

São exemplos de fontes imateriais?

Exemplos de Bens Imateriais

  • Danças.
  • Músicas.
  • Literatura.
  • Linguagem.
  • Culinária.
  • Rituais.
  • Festas.
  • Feiras.

Quais são as 5 fontes históricas?

As fontes históricas dividem, assim, em cinco tipos principais: orais, escritas, iconográficas, materiais e arquitetônicas.

São exemplos de fontes históricas escritas?

As fontes históricas podem ser escritas, como mapas, jornais, cartas, diários e livros, conforme o exemplo acima, ou podem ser até mesmo ossos, utensílios, armas, esculturas, ossos e objetos.

São exemplos de fontes não escritas?

Fontes não escritas: fotografias, pinturas, mapas, fósseis e relatos orais. Materiais: vestígios como utensílios, fósseis, monumentos, documentos escritos, pinturas.

O que são fontes históricas exemplos?

Fontes históricas são os documentos que o historiador utiliza para recontar fatos passados, reconstruir a história. Essas fontes podem ser visuais, materiais, escritas e orais. As fontes visuais São aquelas cujas informações estão nas pinturas, fotos, quadros, gravuras ou filmes.

Quais as principais fontes históricas?

fontes materiais: objetos, peças e sítios históricos; documentos, fotos, pinturas, etc. fontes imateriais: a história oral, as lendas, as tradições, os costumes, usos, etc. fontes primárias: são as fontes diretas. ex: uma entrevista, uma pesquisa em documentos(ex: fichários, arquivos, etc.)

O que são e quais são as fontes históricas?

Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.

Quais são as fontes de estudo da história?

Fontes como mapas, pergaminhos, jornais, cartas, diários, objetos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas, ossos humanos e de animais, e ainda fontes advindas de lendas e contos antigos trazidos pela tradição oral foram deixadas pelo mundo todo e encontrá-las faz parte de um processo grandioso, no qual ...

O que são fontes históricas e qual a sua importância?

As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.

Qual é a importância dessa fonte para se escrever a história?

A importância das fontes históricas se dá pelo fato de que a história é o conjunto de relato, e o relato é sempre redigido com base em uma fonte, ou seja, em alguém que estudou ou vivenciou o período histórico, dizendo como ele foi.

Qual é o significado da palavra historiografia?

Conheça a definição de historiografia, ou escrita da história, e o modo como ela acompanha a história das civilizações. ... Sendo assim, o próprio nome já contém o sentido mais claro da expressão, isto é, “escrita de uma pesquisa” ou “pesquisa que precisa de uma forma escrita, de uma narrativa”.