Etapas do ciclo do carbono
O ciclo do carbono se constitui pela absorção do gas carbonico pelos vegetais no processo de fotossíntese. Metade deste carbono absorvido é liberado para a atmosfera e a outra metade o vegetal utiliza para produzir açúcares (glicoses).
No ciclo do oxigênio, o oxigênio é produzido por meio da fotossíntese e consumido pelo processo de respiração. O oxigênio gasoso da atmosfera (O2) é utilizado por alguns organismos no processo de respiração celular, um processo aeróbio de produção de energia.
Esse processo ocorre através da fotossíntese e a ação de absorção e assimilação de carbono através do CO2 é chamada de fixação de carbono. Ela ocorre em uma etapa da fotossíntese chamada de ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin-Benson. ... A fixação do carbono dá início à parte biótica do ciclo biogeoquímico do carbono.
Resposta: A fixação do carbono na natureza se dá por meio da fotossíntese, o CO2 é fixado e transformado em matéria orgânica pelos seres produtores. O carbono é obtido pelos seres produtores através ela assimilação do gás carbônico atmosférico ou dissolvido na água.
O processo de fixação de carbono ocorre em uma etapa da fotossíntese chamada de Ciclo de Calvin-Benson.
O CO2 é consumido na fase escura, no estroma do cloroplasto, na qual é produzida a glicose. A água é quebrada na fase clara (fotólise da água, na fotofosforilação acíclica), o que leva a produção de O2 e os hidrogênios são captados pelo NADP, que é convertido em NADPH, reagente da fase escura.