Sabonetes amigos da sua pele e da natureza
Já o sabonete em barra é feito com gordura saponificada, que é uma ação química entre óleos e uma base, normalmente a soda cáustica. Isso transforma o produto em massa sólida que também tem o poder tensoativo, ajudando na limpeza.
Nessa reação os glicerídeos (óleos e gorduras) sofrem hidrólise básica a quente, na presença de uma base forte, tal como a soda cáustica (ou hidróxido de sódio – NaOH), formando ,além do próprio sabão, também o glicerol (um álcool). Simplificando, a reação entre um óleo/gordura com base forte produz sabão e álcool.
O investimento de início de uma fábrica de sabonetes pode ser em média de R$ 20 mil. Porém, em um primeiro momento, pode-se optar por uma empresa menor que, aos poucos, conforme for aumentando a demanda de clientes, pode ampliar os negócios. Para a montagem é preciso prestar atenção em algumas restrições.
Procedimentos na produção da massa base para sabonete
Materiais Necessários
Também é válido lembrar que você não precisará produzir apenas sabonetes artesanais, é possível expandir a sua linha de produção para sais e óleos de banho, sabonetes líquidos, aromatizadores e diversos tipos de sabonetes decorativos. Produzindo apenas sabonetes, em um mês você poderá ter até R$ 1760,00 de lucro.
Mantenha o sabonete longe da água. A água diminui a consistência do sabão e faz com que seja necessário substituí-los com uma frequência muito maior. Evite guardar o sabonete em um local que está sempre em contato com a água, como em um recipiente onde caia água do chuveiro.
A vazão de um chuveiro pode variar de 6 a 25 litros por minuto dependendo de seu modelo e da pressão da água. Consumo: Um banho de ducha por 15 minutos com o registro meio aberto gasta 135 litros (casa) ou 243 litros (apartamento), ou, no caso do chuveiro elétrico, 45 litros em casa e 144 litros em apartamento.
Em casa. De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
A média de gasto por lavagem é de 61 litros a 83 litros (abertura frontal) e variação de 98 a 144 litros (abertura superior).