As duas caracteristicas básicas da matéria são massa e volume, pois de acordo com sua definição, a matéria é uma substância que tem inércia e invade um espaço físico. Segundo a teoria moderna, a matéria reside em vários tipos de átomos, cada um com massa e volume.
O estado líquido é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar consideravelmente seu volume.
Sólido: Nesse estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão.
No estado gasoso distinguem-se o estado de vapor e o estado de gás. Uma substância está no estado de vapor se se liquefaz por aumento de pressão, sem variação de temperatura. Quando, nas condições indicadas, não se liquefaz, é um gás.
No estado gasoso os corpos também não possuem formas próprias, mas se espalham pelo espaço. Nesse estado, os pedacinhos estão ligados de forma bem fraca, deixando o corpo (gás) sem forma nem volume definidos.
Temperatura, pressão e volume!
No estado gasoso, a água também não tem forma própria. ... A água se encontra no estado gasoso quando passa pelo processo de evaporação. A água evaporada na atmosfera, por exemplo, se condensa e se transforma em pequenas gotas, formando as nuvens.
1 – o gás é formado por moléculas que se encontram em movimento desordenado e permanente. Cada molécula pode ter velocidade diferente das demais. 2 – cada molécula do gás interage com as outras somente por meio de colisões (forças normais de contato). A única energia das moléculas é a energia cinética.
vaporização
Condensação. Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um arrefecimento (resfriamento). Quando a substância gasosa inicia a condensação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado líquido, e só depois a temperatura continua a baixar.
A ebulição é um caso particular de vaporização. É a passagem do estado líquido para o gasoso, com formação de bolhas, agitação em toda a extensão e aumento de temperatura. Esse processo acontece de maneira rápida, pois a substância recebe uma alta quantidade de calor. ... Logo, o ponto de ebulição será menor também.
Fusão - Passagem do estado sólido para o estado líquido. Solidificação - Passagem do estado líquido para o estado sólido. Vaporização - Passagem do estado líquido para o estado gasoso. ... (Sublimação - Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso.)
As mudanças de estado físico incluem fusão, vaporização, solidificação, liquefação ou condensação e sublimação. Conforme explanado no texto Estados Físicos da Matéria, os três estados físicos ou de agregação básicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.
E as mudanças de estado físico representam os cinco processos de mudança de um estado para outro. ... As mudanças são: condensação ou liquefação, solidificação, fusão, vaporização e sublimação. Cada tipo de mudança possui algumas especificidades e estão relacionadas às qualidades da matéria.
As mudanças de fase ocorrem quando uma substância perde ou cede energia térmica para o meio externo. As substâncias podem ser encontradas na natureza em três estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso. Eles também podem ser chamados de fases da matéria ou estados de agregação da matéria.
Nas mudanças de estados físicos, podemos ter processos que absorvem calor estes são chamados de endotérmicos ou processos que liberam calor esses são chamados de exotérmicos.
Resposta: As mudanças de estado físico dependem de alguns fatores relativos à temperatura, à pressão, e à quantidade de energia evolvida no processo. Na natureza, encontram-se três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.
Em uma técnica de impressão, o desenho a ser aplicado e impresso com tinta em um papel especial. ... Uma prensa aquecida faz com que a tinta passe para o estado gasoso e se fixe a superfície do objeto.