O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução. Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).
O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O medidor de pH é um voltímetro com uma escala que converte o valor de potencial eletrodo em unidades de pH.
Mas o meio mais preciso de se realizar a leitura do pH de uma solução é com o uso de um pHmetro (peagâmetro ou peagômetro).
Os mais conhecidos são: fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol. O indicador universal apresenta o pH em uma ampla faixa de indicação e mudança gradual de cor, pois é composto de uma mistura de indicadores.
Indicadores colorimétricos para reacções ácido-base são ácidos ou bases orgânicos fracos em que as duas formas conjugadas do par ácido-base apresentam cores diferentes na solução.
A fenolftaleína é um exemplo de indicador ácido-base sintético muito usado em laboratório. Ela fica incolor em meio ácido e adquire uma coloração rosa intensa (como mostra a imagem inicial) em meio básico.
Geralmente, os indicadores usados em laboratório são artificiais, tais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila. ... Se você usar menos água para a mesma quantidade de repolho, obterá um indicador mais concentrado e de coloração mais intensa.
A fenolftaleína, como indicador de pH, possui a propriedade de apresentar coloração rosada em meio básico.
A fenolftaleína é um composto orgânico frequentemente usado como indicador de pH. A fenolftaleína fica rosa em pH superior a 8,3 e incolor em soluções ácidas. A fórmula química da fenolftaleína é C20H14O4. A fenolftaleína é um ácido suave que pode ser usado para fins médicos e científicos.
A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Utilizada frequentemente em titulações, mantém-se incolor em soluções ácidas e fica cor-de-rosa em soluções básicas.
Solução de fenolftaleína: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor.
Extratos vegetais: uma Alternativa à Fenolftaleína no Ensino de Química Analítica.
SOLUÇÃO DE FENOLFTALEÍNA (C20H14O4) a 1 % (m/v) Preparo da solução indicadora: Pesar cerca de 1 g de fenolftaleína p.a. e dissolver em 100 mL de solução de álcool etílico (C2H5OH) a 95 % (v/v). Conservar sob refrigeração. Intervalo de viragem: pH 8,2 a 9,8, passando de incolor a vermelho.
O sangue do diabo é uma solução que contém fenolftaleína e amoníaco. Nesse meio básico, a fenolftaleína fica vermelha, mas quando o amoníaco evapora, ela fica incolor. Apesar desse experimento ser conhecido por um nome bem assustador – sangue do diabo –, na verdade, ele não se trata de nada sobrenatural.