EQST

Quais So As Doenças Infectocontagiosas?

Quais são as doenças infectocontagiosas?

As doenças infectocontagiosas são aquelas de fácil e rápida transmissão, provocadas por agentes patogênicos, como o vírus da gripe e o bacilo da tuberculose. Em algumas ocasiões, para que se produza a doença, é necessário um agente intermediário, transmissor ou vetor.

Quais as formas de prevenção das doenças infecciosas?

6 Dicas para evitar doenças contagiosas

  1. Lave e higienize as mãos frequentemente. ...
  2. Mantenha distanciamento social. ...
  3. Evite tocar nos olhos, nariz e boca. ...
  4. Pratique higiene respiratória. ...
  5. Procure assistência médica apenas se apresentar sintomas graves. ...
  6. Mantenha-se informado e siga recomendações de autoridades de saúde.

Quais são as doenças infecciosas mais comuns?

Principais doenças infectocontagiosas

  • Doenças infecciosas causadas por vírus: viroses, Zika, ebola, caxumba, HPV e sarampo;
  • Doenças infecciosas causadas por bactérias: tuberculose, vaginose, clamídia, escarlatina e hanseníase;
  • Doenças infecciosas causadas por fungos: candidíase e micoses;

Quais as doenças mais infecciosas aqui no Brasil?

São elas:

  • DOENÇAS DE CHAGAS. A doença de chagas é causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma), conhecido como barbeiro. ...
  • MALÁRIA. ...
  • FEBRE AMARELA. ...
  • SARAMPO.

Quais são as doenças epidêmicas no Brasil?

A seguir, apresentamos três das principais epidemias que atingiram o Brasil ao longo da história.

  • Febre amarela (a partir de 1850)
  • Gripe espanhola (1918)
  • Varíola (início do século 20)

Quais são as doenças reemergentes no Brasil?

As doenças reemergentes ou resistentes às drogas são as que reaparecem após período de declínio significativo, como cólera e dengue no Brasil, ou ameaçam aumentar em futuro próximo.

O que é uma doença reemergente?

Já as "doenças reemergentes" indicam mudança no comportamento epidemiológico de doenças já conhecidas, que haviam sido controladas, mas que voltaram a representar ameaça à saúde humana.

O que são doenças reemergentes Brainly?

Doenças reemergentes são doenças já conhecidas e que foram controladas, mas voltaram a apresentar ameaça para a saúde humana. Exemplo: dengue, tuberculose.

O que é um surto de DTA?

Um surto de DTHA é definido como um incidente em que duas ou mais pessoas apresentam uma enfermidade semelhante após a ingestão de um mesmo alimento ou água, e as análises epidemiológicas apontam os mesmos como a origem da enfermidade.

O que é infecção transmitida por alimentos?

Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.

Qual a diferença entre endemia e epidemia e surto?

Uma doença é considerada uma epidemia quando há número de casos acima do esperado em diversas localidades. Se a dengue tivesse atingido, mesmo em grande número, apenas regiões isoladas, seria considerada um surto. Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica.

Qual é o conceito de endemia?

Endemia: A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.

Qual a diferença entre surto endemia epidemia e pandemia Brainly?

Resposta. surto- acontece quando há um aumento inesperado dudnumero de casos de determinada doença. epidemia- epidemia acontece quando existe a ocorrência de vários casos em várias regiões. ... endemia- é uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local.

Qual é a diferença entre pandemia e epidemia Brainly?

Resposta. Olá! Epidemia refere-se ao aumento no número de casos de uma doença em determinada região e período. Pandemia compreende um número de casos de doença acima do esperado, afetando vários países e continentes.