Crestamento foliar. Mancha olho de rã Mancha-alvo. Antracnose (fungicida sistêmico e de contato)
Nas folhas os principais sintomas ocorrem nos pecíolos, apresentando-se como manchas aquosas no início e evoluindo para manchas circulares ou elípticas negras (Figura 2). Nas hastes, os sintomas são semelhantes aos das vagens e nos grãos, podem aparecer manchas castanho-escuras.
Mancha alvo é uma doença foliar causada por um fungo chamado Corynespora cassiicola. Esta doença pode atacar diversas culturas. dentre as principais estão a soja e o algodão.
Além de auxiliar a preservar o solo, favorecendo o incremento da produtividade das culturas, quanto ao controle de doenças, a rotação evita a proximidade entre os propágulos de patógenos, agentes causais de doenças, presentes nos restos culturais do solo, e as espécies vegetais hospedeiras, reduzindo, deste modo, as ...
Entre as moléculas mais utilizadas, se destacam os grupos dos Triazóis e Estrobilurinas, dois grupos de fungicidas que contribuíram para a redução das perdas causadas pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, doença amplamente conhecida, porém, ainda muito severa que pode evoluir em prejuízos de até 90% no rendimento da ...
Por alternar os cultivos de maneira planejada e ordenada, a rotação de culturas reduz de forma eficiente os impactos ambientais causados pela monocultura (produção agrícola de apenas uma espécie), como a degradação física, química e biológica do solo e o desenvolvimento de pragas.
Na ausência do hospedeiro a sobrevivência ocorre em outros hospedeiros vivos, como por exemplo, vetores (pulgões, tripes, vaquinhas, nematóides, fungos, entre outros), que transportam o patógeno, auxiliando na sua disseminação. principal processo responsável pelo incremento da doença.
Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus.
Os patógenos denominados biotróficos sobrevivem somente em tecidos vivos dos hospedeiros, como os agentes causais das ferrugens e dos oídios e por não apresentarem fase saprofítica, o sistema plantio direto não deveria ter efeito sobre eles.
Organismos biotróficos são aqueles que sobrevivem e se multiplicam apenas em plantas hospedeiras vivas. Podem ser citados como exemplos os fungos causadores das ferrugens em milho. Organismos necrotróficos são aqueles que sobrevivem e se multiplicam de forma saprofítica em tecidos mortos.
A capacidade do patógeno de sobreviver sobre a matéria orgânica em decomposição é denominada como atividade saprofítica [1].
O micoparasitismo é a ação direta sobre o fitopatógeno, ou seja, quando crescem sobre outros fungos na natureza, através da infecção (penetração e colonização), degradação enzimática e consumo dos nutrientes pertencentes ao talo de outros organismos.
Aplicar CERCOBIN 875 WG nas dosagens recomendadas, diluído em água, conforme o tipo de aplicação. Este produto pode ser aplicado por via terrestre, através de equipamentos pulverizadores costais (manuais ou motorizados), tratorizados e por via aérea, conforme recomendação para cada cultura.
Comet® atua como inibidor do transporte de elétrons nas mitocôndrias das células dos fungos, inibindo a formação de ATP, essencial nos processos metabólicos dos fungos.