EQST

Quais Processos Podero Tramitar Pelo Rito Sumarssimo?

Quais processos poderão tramitar pelo rito sumaríssimo?

Os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário-mínimo vigente na data da propositura da reclamação podem ficar sujeitos ao procedimento sumaríssimo. Ficando excluídas do referido procedimento as demandas em que é parte a Administração Pública direta, indireta, autárquica e fundacional.

Como funciona uma audiência de instrução trabalhista?

Instrução O interrogatório das partes (Reclamante e Preposto) não é obrigatório no processo do trabalho. ... Nesse momento, o juiz ouvirá o Reclamante, bem como o preposto da empresa Reclamada e dará oportunidade para os Advogados também interrogarem as partes.

Como funciona uma audiência trabalhista online?

As partes, testemunhas, auxiliares e assistentes do Juízo que devem participar das audiências, devem acessar a plataforma Google Hangouts Meet. As Varas do Trabalho e CEJUSCs criarão, utilizando o aplicativo Google Agenda, uma sala de videoconferência por processo.

Como se preparar para uma audiência trabalhista?

15 dicas para a sua audiência trabalhista!

  1. Estude antes da audiência e leve um roteiro. ...
  2. Confirme audiência assim que chegar na Vara. ...
  3. Fique atento ao pregão. ...
  4. Converse com o seu cliente e testemunhas. ...
  5. Saiba quem são as testemunhas da outra parte. ...
  6. Se for caso de adiamento, peça antes da audiência. ...
  7. Atenção aos documentos obrigatórios. ...
  8. Não esqueça a OAB no dia da audiência.

Onde sentar na sala de audiência trabalhista?

Segue então a dica : O cabeça da mesa é o juiz, que senta no centro. O lado esquerdo, é destinado à reclamada/empresa e o lado direito ao reclamante/trabalhador (por vezes a empresa pode ser o reclamante e os papéis se invertem, mas isso é assunto para outro post).

Como se preparar para uma audiência de Pequenas Causas?

Você deve ir até as Pequenas Causas/Juizados Especiais Cíveis da sua cidade, portanto a sua carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e os dados da pessoa (nome, estado civil, profissão e endereço completo) ou da empresa (nome e endereço completo) contra quem pretende ingressar o processo.

Quanto tempo demora um processo no Juizado de Pequenas Causas?

Pela experiência que tenho no Distrito Federal, em média um processo nas pequenas causas demora 06 (seis) meses (sem recurso). Quando alguém recorre, sua duração é de aproximadamente 1 (um) ano.

Como funciona a justiça de pequenas causas?

O Juizado Especial Cível (JEC) é o órgão competente para receber causas de no máximo 40 salários mínimos. Para questões com valor inferior a 20 salários mínimos, não é preciso contratar um advogado. Para entrar com a ação não há custas e você deve procurar o Juizado mais perto de sua casa.

Quanto tempo demora a sentença do juiz em pequenas causas?

Palco principalmente de consumidores em busca de direitos diante das empresas, os juizados especiais levam de três meses a dois anos para resolver pequenas causas, segundo juízes.

Qual o valor de pequenas causas?

O Juizado Especial Cível (JEC), antes conhecido como Juizado de Pequenas Causas, recebe ações de menor complexidade, sem necessidade de representação por advogado quando o valor da causa é de até 20 salários mínimos.

Quanto tempo leva um processo concluso para sentença?

30 dias