Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca.
São usadas cinco cores: Amarela: é usada para demarcar fluxos de sentidos opostos, marcar espaços proibidos de estacionamento ou parada e demarcar obstáculos. Branca: utilizada para demarcar fluxos de mesmo sentido, faixas de pedestres e também usada na pintura de símbolos e legendas.
Linhas de divisão de fluxos opostos (AMARELA): Simples contínua: não permite ultrapassagem e deslocamentos laterais. ... Dupla contínua: não permite ultrapassagens e deslocamentos laterais. Ad. Dupla parte contínua e parte seccionada: só permite ultrapassagem no sentido da faixa seccionada.
O sistema de linha dupla é indicado para aplicações onde a operação do equipamento ou máquina pode continuar mesmo se alguns pontos não receberem a lubrificação adequada.
06-Um trecho de uma via de mão dupla é dividido ao centro por duas linhas amarelas contínuas; isso significa que nesse trecho é? a) proibido ultrapassar nos dois sentidos.
Uma pista de mão dupla apresenta uma linha amarela seccionada. Isso significa: A. Proibido ultrapassar.
A faixa adicional é uma faixa extra implantada ao lado direito da faixa de rolamento, no sentido ascendente, destinada ao tráfego de veículos lentos (DNER, 1999). ... Nesses casos, o aumento das manobras de ultrapassagem entre veículos lentos em aclives leva à formação de pelotões e pode comprometer a segurança.
1) Em se tratando de pista com duas faixas de trânsito, no mesmo sentido, o motorista que pretende convergir à direita deve posicionar seu veículo, com a devida antecedência, na faixa da direita (art. 38 do CTB ).
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é o “movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem”.
§ 1º Para os efeitos deste artigo, são considerados veículos prestadores de serviço de utilidade pública: ... V - os veículos destinados ao serviço de escolta, quando registrados em órgão rodoviário para tal finalidade; VI - os veículos especiais destinados ao recolhimento de lixo a serviço da Administração Pública.
Cada um deles tem a sua função, identificada pelos nomes de cerra-fila, regulador de velocidade, ponta regulador e ponta de lança. Na função de cerra-fila podem ficar um ou dois motociclistas. O cerra-fila é o último do comboio, segurando o trânsito para nenhum veículo sem autorização ultrapassar a célula.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece, no artigo 29, inciso VII, que, desde que estejam em situação de urgência, os veículos destinados ao policiamento, ao uso por bombeiros, as ambulâncias e os de fiscalização e operação de trânsito têm prioridade no trânsito e podem circular livremente.