Que são assim explicados:
Como completar os cinco porquês
Etapa para fazer uma Análise de Causa Raiz
Em termos práticos, o processo de Análise de Causa Raiz pode ser definido, em um âmbito geral, como:
Para descobrir o que de fato causa o problema, você deve analisar uma série de efeitos, até chegar ao início de tudo. É assim que a técnica dos 5 Por Quês funciona. A ideia é repetir a mesma pergunta que dá nome ao método ao menos cinco vezes para que se compreenda a causa raiz.
Realizar a análise de causa raiz de um problema é encontrar a principal causa que originou uma não conformidade e, para tanto, é necessário fazer uso da experiência ou conhecimentos.
Analisar criticamente é verificar se os requisitos estabelecidos de um projeto foram alcançados e quais são as melhorias que possam agregar valor.
Condução da reunião de Análise Crítica em detalhes. Segundo a norma ISO 9001: “A Alta Direção deve analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua adequação, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da organização.”
A análise crítica pode ser considerada como um acompanhamento do planejamento estratégico da empresa. Todas as informações analisadas são para assegurar a adequação, controle, eficácia e alinhamento do SGQ com o direcionamento estratégico da organização.
Primeiro em relação a periodicidade de realização e duração. Idealmente, as reuniões devem ser mensais e ocorrer, de preferência, na primeira quinzena do mês, depois da apuração dos resultados vinculados às metas.
A própria norma ISO 9001 diz sobre auditoria interna: ... Ou seja, uma auditoria interna para certificação da qualidade tem o objetivo de fornecer informações sobre o sistema de gestão da qualidade, preparando a empresa para a norma ISO 9001 e deixando indicações para a melhoria contínua dos processos.
As auditorias para ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, PBQP-h, entre outras, são compostas basicamente, por três etapas: planejamento, condução e conclusão. ... O auditor entrevista os colaboradores, acompanha a produção, avalia a infraestrutura e verifica documentos e registros. A conclusão é a fase final de auditoria.
Ela traz as principais diretrizes para que seja possível implantar a Qualidade Total nas organizações, reduzindo possíveis problemas nesse quesito. Além de oferecer os meios para monitorar as técnicas de otimização de processos, avaliando se realmente a empresa obtém os resultados desejados com o SGQ.
A auditoria de qualidade objetiva realizar uma avaliação planejada e documentada de sistemas, processos e produtos. Isso significa que o seu caráter é voltado muito mais para a prevenção do que para a correção de problemas. Ela busca o aperfeiçoamento da qualidade, com a verificação de uma série de requisitos.
Quais são os principais benefícios da auditoria externa?
12) O principal objetivo da reunião final de auditoria é: a-) Apresentar as falhas detectadas. b-) Apresentar um resumo do relatório final. c-) Assegurar que a organização auditada compreenda as pendências e observações assinaladas.
68. NÃO é objetivo de um programa de auditoria: ... (C) conduzir o auditor na aplicação dos procedimentos técnicos de auditoria. (D) propiciar o controle e progresso a ser alcançado no decorrer da execução das tarefas de auditoria.
Como elaborar um relatório de auditoria interna?