Tipos de alienação para Marx
Portanto, os três elementos componentes do processo de trabalho são: a atividade adequada a um fim, isto é, o próprio trabalho, o objeto de trabalho, ou seja, a matéria a que se aplica o trabalho, e os instrumentos ou meios do trabalho.
Podemos dizer que se um ser humano está alienado, ele está incapaz de pensar e agir por si próprio, ou seja, é uma anulação das ideias e pensamentos próprios do ser humano. ... Desse modo, a sociedade que necessariamente precisaria estar informada dos acontecimentos atuais, se tornam alienadas.
A alienação social é basicamente a característica de tornar as pessoas não informadas o bastante de determinada situação , isso pode acontecer de diversas formas , como por exemplo distraindo-as.
Num mundo em que predomina a produção alienada, também o consumo tende a ser alienado. ... O problema da sociedade de consumo é que as necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo pelos meios de comunicação de massa, levando os indivíduos a consumirem de maneira alienada.
O QUE É ALIENAÇÃO MORAL? Segundo Sartre (2009), alienação moral é preocupar-se de maneira distorcida com o outro. Não é ignorá-lo, visto que é impossível, pois ele nos mostra em si como somos, mas traduzi-lo de uma forma que não permita essa revelação.
Alienação Moral é a separação do sujeito da sua própria autonomia, de modo a tirar de uma pessoa - ou grupo social - a capacidade de decidir sobre o seu próprio destino. ... Os escravos, por exemplo, além de todas as indignidades que sofreram também foram submetidos à Alienação Moral por parte de seus captores.
Verificado por especialistas A superação da alienação moral e da massificação cultural é um processo lento, que mesmo o individuo tentado superar, ele ainda pode reproduzir comportamentos e pensamentos alienados. Os movimentos contra a apropriação cultural é um bom exemplo de superação da massificação cultural.
Segundo Emmanuel Levinas e Jean Paul Sartre, para superar a alienação moral e a massificação é necessário a educação. É a educação que privilegia o questionar filosófico da realidade.
O resultado de tal ato, seja de alguém em relação a algo ou o oposto, também é chamado de alienação. Neste sentido, alienação é: transformar propriedades, relações e ações humanas em propriedades e ações de coisas, que são independentes do homem.
Enfim transformamos a natureza que também nos transformou. O homem se divorcia de si mesmo na alienação. A trilha da perdição é a mesma que o constrói, ou seja, o trabalho. O homem é o único animal que produz sua própria existência e tem consciência de sua identidade revelada pelo trabalho.
Para Marx, o valor é uma relação entre pessoas que produzem mercadorias, uma relação social, mas que aparece de “forma fantástica” como uma relação entre coisas.