EQST

Quais Os Principais Autores Do Concretismo?

Quais os principais autores do concretismo?

Augusto de Campos No Brasil, o Concretismo teve como principais nomes os artistas Augusto de Campos e Haroldo de Campos, que são conhecidos como "os irmãos campos" e Décio Pignatari. Juntos, os três foram os responsáveis por impulsionar o movimento na poesia brasileira.

Quais foram os principais artistas da arte concreta?

O concretismo brasileiro teve como principais representantes, na poesia, Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, além de Ferreira Gullar, que rompeu com o movimento posteriormente. No campo das artes plásticas, os principais representantes do concretismo no Brasil foram Lygia Clarck e Hélio Oiticica.

Quais são as principais obras do concretismo?

Algumas obras da literatura concretista brasileira: - Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari, Augusto de Campos e Haroldo de Campos (1965). - Poetamenos (1953), Pop-cretos (1964) e Linguaviagem (1967) de Augusto de Campos. - Galáxias (1963 a 1976) de Haroldo de Campos. - Um e dois (1958) de José Lino Grunewald.

Quais as principais características do concretismo?

As principais características do Concretismo na literatura são: Valorização do conteúdo visual e sonoro. Sintaxe visual em detrimento da discursiva. Banimento da estrutura formal, como os versos e as estrofes.

O que o concretismo explora?

O concretismo busca uma linguagem própria e de temática universal. Valoriza o geometrismo — portanto, a utilização do espaço é essencial na arte concreta —, a objetividade e a simplicidade. Não é uma arte intuitiva ou sentimental, pois privilegia a racionalidade e o planejamento.

O que é concretismo e suas características?

Concretismo é um movimento artístico, e também uma corrente literária, caracterizado pela objetividade e pelo trabalho experimental com o espaço. Ele surgiu no século XX, como reflexo de uma realidade marcada pela racionalidade e pelo avanço tecnológico.

Quem foi o criador da arte concreta?

Theo van Doesburg Em 1930, o artista plástico holandês Theo van Doesburg publicou, no primeiro e único número da revista Art Concret, em abril de 1930, o que viria a ser o manifesto de uma corrente estética denomina "arte concreta": "Declaramos: 1. A arte é universal.

Em que se baseia a arte concreta?

A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. A princípio: planos e cores. As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.

O que valorizava o concretismo?

Concretismo – Movimento Buscava a objetividade e a inteligibilidade das coisas. Essa realidade calculável era encontrada por meio da matemática e da geometria. Essa relação entre universalidade, homem, matemática, geometria e funcionalidade se torna uma equação fundamental para o design e arquitetura.

Qual é a proposta do concretismo?

Os artistas tinham como objetivo aliar os recursos gráficos à arte (música, poesia e artes plásticas) e abstrair-se de todo envolvimento com o lirismo e o sentimentalismo artístico. ... Os concretistas adotavam meios para que a realidade fosse incorporada ao trabalho artístico.

O que diz a crítica concretista?

O concretismo busca uma linguagem própria e de temática universal. Valoriza o geometrismo — portanto, a utilização do espaço é essencial na arte concreta —, a objetividade e a simplicidade. Não é uma arte intuitiva ou sentimental, pois privilegia a racionalidade e o planejamento.

Qual a origem da arte concreta?

A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. ... Foram despendidos profundos esforços na criação de uma linguagem autônoma, que não precisasse manter relação com os temas tradicionalmente figurativistas.

O que é a arte concreta?

Definição. O termo arte concreta é usado por Theo van Doesburg (1883-1931), que participa do grupo e revista homônimos fundados em 1930, em Paris. ... Portanto, a arte concreta tenta abandonar qualquer aspecto nacional ou regional e se afasta inteiramente da representação da natureza.

O que você sabe agora sobre a arte concreta?

Dessa forma, a arte concreta nega o subjetivismo e o lirismo de outros movimentos artísticos. Assim, prestigia a plasticidade, ou seja, os planos e cores que compõem uma peça, a qual só tem um significado: “ela mesma”. Como resultado, a maior parte da arte concreta é baseada em imagens e padrões geométricos.

O que é uma obra de arte concreta?

A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. ... As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.

O que caracteriza uma pintura concreta?

Sem implicar uma arte figurativa, a arte concreta nasce também como oposição à arte abstrata, que pode trazer vestígios simbólicos por causa de sua origem na abstração da representação do mundo. Linha, ponto, cor e plano não figuram nada e são o que há de mais concreto numa pintura.

Qual o objetivo do neoconcretismo?

O Movimento Neoconcreto (Grupo Frente) surgiu no Rio de Janeiro em prol do subjetivismo da arte e da criação artística, o qual criticava o racionalismo, objetividade e o dogmatismo geométrico dos concretistas paulistas (Grupo Ruptura). ...

Quem criou o termo arte concreta?

Em 1930, o artista plástico holandês Theo van Doesburg publicou, no primeiro e único número da revista Art Concret, em abril de 1930, o que viria a ser o manifesto de uma corrente estética denomina "arte concreta": "Declaramos: 1.